Música Clássica no Mosteiro dos Jerónimos

2018
Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos
- pub -

O Mosteiro dos Jerónimos comemora os seus 500 anos com inúmeros acontecimentos: concertos de música clássica, conferências e publicações. Tudo isto a partir de dia 20 de Abril.

O Mosteiro dos Jerónimos arranca hoje com as comemorações dos seus 500 anos. O monumento começou a ser construído em 1501, embora o pedido da sua construção já tivesse sido feito 5 anos antes, por D. Manuel I.

Música Clássica no Mosteiro dos Jerónimos

Só cem anos depois se poderia assistir à elevação total e completa do monumento, aquele que viria a ser conhecido por Mosteiro dos Jerónimos. 500 anos depois é mais que louvável celebrar esta obra de arte!

As comemorações têm o seu início marcado para hoje, e do leque de formas de celebração conta-se a realização de concertos de música clássica, conferências, e mesmo algumas publicações de carácter informativo. O primeiro concerto tem a sua hora da fama marcada para logo mais, pelas 21.30.

. pub .

O concerto intitula-se ‘O Messias’, de Haendel, apresentada a obra por ‘The Sixteen of Harmony and Invention’. A direcção está a cargo de Harry Christofers.

Ainda no âmbito da música clássica há ainda a registar mais dois programas. ‘O Manuelino em Belém’ é apenas um deles, no qual estará em destaque a interpretação de obras de Bach, Bellini, S.L. Weiss, Debussy, a decorrerem entre os dias 10 de Maio a 6 de Setembro.

- pub -

Outro programa em destaque é aquele que contará com a presença de jovens músicos em início de carreira ou a finalizar o curso de música. Todos os dias, pelas 10 da manhã, e prolongando-se pelo resto do dia, os jovens mostram quanto valem em ‘Jovens Músicos, Novos Ouvintes’.

Porém, o Mosteiro dos Jerónimos oferece também aos seus apreciadores algumas publicações, como é o caso da ‘Memória de Cinco Séculos’ onde se encontram testemunhos de pessoas que durante cerca de 500 anos escreveram sobre o monumento. Há ainda a oportunidade de rever numa publicação os momentos mais importantes que protagonizaram o Mosteiro, a arquitectura, seus antecedentes e características.

A partir de hoje, as suas manhãs podem ser totalmente diferentes abrangidas pela música clássica que o Mosteiro de Belém entoa. Ainda para mais, há ainda a referir outro factor: os concertos matinais são totalmente grátis por forma a garantir melhor a adesão do público.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -