Impressões da Matemática – História e Quotidiano

1586
Impressões da Matemática - História e Quotidiano
Impressões da Matemática - História e Quotidiano

“Impressões da Matemática- História e Quotidiano” é uma exposição patente no Museu Nacional de Imprensa, no Porto, até 31 de Janeiro. O Ano Mundial da Matemática está aí, por isso faz todo o sentido organizar algo deste género, até mesmo para afastar um pouco a ideia de que a matemática é algo sem solução possível. Assim, a Universidade Lusíada e o Museu Nacional da Imprensa reuniram-se para dar vida a esta exposição.

No conteúdo da respectiva exposição encontram-se mil e um artefactos referentes a esta ciência exacta. Não é ao acaso que se pode vislumbrar jogos de computador, figuras alusivas ao desenvolvimento da matemática em Portugal, que estiveram sempre ligadas ao seu estudo, e ainda manuais de ensino. Trata-se de fazer uma apresentação que suscite interesse e curiosidade aos visitantes, e não despertar os sentimentos habituais que a matemática provoca. A intenção é unir o interesse com os conhecimentos já adquiridos.

A presente exposição está dividida em três vertentes: história e aplicações didácticas, lenços de namorados e bibliografia rara. Numa apresentação fora do vulgar, e que tem como objectivo levar a matemática ao encontro de todos, embora não sob o ponto de vista a que está habituado a encará-la, o Porto convida todos os interessados a assistir a esta exposição no Museu Nacional de Imprensa.

Mesmo para aqueles a quem matemática nada significa, esta pode ser uma oportunidade de chegar até ao seu encontro de forma calma, e sem preocupações de testes ou exames. Até 31 de Janeiro, a exposição ‘Impressões da Matemática- História e Quotidiano’ está à sua espera!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]