Caetano Veloso ao Vivo em Coimbra

1912

Logo mais, pelas 21:30, a Praça da Canção, em Coimbra, vai receber uma das figuras mais importantes da música popular brasileira: o grande Caetano Veloso.

Caetano Veloso nasceu no interior da Baía, e começou a cantar e tocar violão em Salvador, local para onde foi estudar, juntamente com a irmã, Maria Bethânia, também ela uma voz célebre. No anos 60, Caetano Veloso começou a fazer espectáculos com Gal Costa, Gilberto Gil, e Tom Zé. Foi após ter acompanhado a irmã, Maria Bethânia, para substituir Nara Leão num espectáculo do Rio de Janeiro, em 1965, que a vida de Caetano se transformou.

No mesmo ano, é lançado o seu primeiro compacto com Cavaleiro e Samba de Paz. Nos anos seguintes participa nos festivais de música popular e compõe trilhas de filmes. Em 1967 sai o primeiro LP, Domingo, com Gal Costa. No ano seguinte, lança o disco Tropicália ou Paris, et Circensis ao lado de Gil, Gal, Tom Zé, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Nara Leão.

Em 1969, depois de ser preso pela ditadura militar, parte para o exílio político na Inglaterra, onde compõe canções como London, London e Como Dois e Dois, continuando sempre a lançar discos. Regressa ao Brasil em 1972, e faz shows em várias cidades do Brasil, começando a actuar no ano seguinte como produtor.

Continuou sempre a gravar e produzir discos, e nos anos 80 têm a sua assinatura os discos Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô. Em 1986 lidera, ao lado de Chico Buarque, o programa de televisão Chico e Caetano. Os anos 90 são marcados pelo sucesso de Circuladô, cuja faixa título é baseada num poema de Haroldo de Campos, colaborador de longa data. Tropicália 2 refaz a parceria Caetano-Gil, e o seu disco Livro, de 1998, ganha o prémio Grammy em 2000, na categoria World Music.

Caetano regressa hoje a Coimbra, 13 anos depois, para apresentar o seu novo álbum Noites do Norte, pelas 21:30, na Praça da Canção. Este poderá ser provavelmente o melhor espectáculo do mestre, segundo alguns.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]