Lisboa sem Carros

1139
Dia europeu sem carro
Dia europeu sem carro

Lisboa sem Carros

Hoje e amanhã aproveite para deixar o seu carro em casa. Preservar a qualidade do meio ambiente e criar uma nova consciência populacional é o intuito destes dias sem carros.

Setembro é marcado, entre outras coisas, pela iniciativa do “Dia sem Carros”. Apenas abrangendo um dia no ano transacto, também em Setembro, este ano o projecto visa estender-se por dois dias, 21 e 22 de Setembro. O objectivo é simples: tentar construir na mente dos portugueses uma nova consciência face à realidade ambiental. “Lisboa sem Carros”- “Menos Carros, Mais Futuro” é o slogan que marca estes dias, inseridos na iniciativa do “Dia Europeu sem Carros”.

As cidades encontram-se actualmente sob uma enorme aura de poluição, executada, na maioria dos casos, pelas acções dos seres humanos. O enorme tráfego a que diariamente assistimos contribui fortemente para que o ambiente se degrade cada vez mais, e para que o Homem seja o principal responsável por esta realidade. Os espaços públicos são cada vez menores, qualquer local serve para estacionar o veículo, e a mobilidade dos transportes públicos não é como se esperaria devido ao forte tráfego que a capital regista.

As filas de trânsito são intermináveis durante todo o dia, acentuando-se a confusão no início da manhã e no final da tarde. É evidente que todos preferem o conforto do seu automóvel, a liberdade para ouvirem a estação de rádio que querem, mas é importante pensar também nos prejuízos ambientes que esse conforto pessoal provoca a um país inteiro, nomeadamente à cidade de Lisboa. A rede de transportes é cada vez mais vasta, por isso, em Lisboa, são escassas az zonas que não possuem uma rede de transportes que acompanhe razoavelmente as necessidades dos utentes. Todavia, essa resposta às necessidades dos cidadãos nunca chega a ser a pretendida, devido ao congestionamento provocado pelos automóveis que se aglomeram pelas artérias de Lisboa.

Estes dois dias são uma excelente oportunidade para testar a eficácia dos transportes da região, bem como para tentar traçar novas formas de defesa do ambiente. O objectivo é que apenas circulem transportes públicos e, se o entender, porque não ir para o seu trabalho de bicicleta, isto se a distância até ao mesmo o permitir e se a sua forma física estiver razoável. Do Cais do Sodré e Terreiro do Paço até à zona da Praça de Espanha, Olaias ou Campo Pequeno, dependendo do seu trajecto, toda essa área estará interdita a veículos automóveis das 6:00 às 19 horas.

Já imaginou aquele caminho que você percorre diariamente a ser reduzido em metade do tempo? Parece impossível, não é? Estes dois dias permitem-lhe assistir a esse “milagre”! Realizado o ano passado pela primeira vez, o “Dia sem Carros” contou com muitas pessoas a apoiarem a iniciativa. Estará disponível para os utentes o bilhete multimodal, adquirido por um preço de 300$00, e que lhe permitirá o acesso a qualquer transporte colectivo dentro da área na qual o acesso está interdito a automóveis. Para o dia 21 o bilhete é amarelo, e para o dia 22 de Setembro o bilhete é azul, cada um deles a 300$00.

A Câmara Municipal de Lisboa, à frente desta iniciativa na capital, prevê que a aderência este ano seja igualmente ampla e que possa colher frutos importantes. Dois dias diferentes na capital, onde andar pelas principais ruas será bem mais fácil! Nestes dois dias, 21 e 22 de Setembro, deixe o seu automóvel em casa!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]