Congresso Internacional Mulheres no Desporto

1120
Mulheres no Desporto
Mulheres no Desporto

Teve lugar em Lisboa o primeiro congresso internacional dedicado às mulheres no desporto. Durante o passado fim-de-semana decorreu em Lisboa o Sem Limites, sem Barreiras. Congresso Internacional Mulheres no Desporto

O evento, em que foram abordados os mais diversos aspectos ligados ao desporto feminino, teve lugar no Instituto superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), organizado pela Associação Portuguesa a Mulher no Desporto.

Mulheres no Desporto

De acordo com a associação responsável pelo evento, o principal objectivo deste primeiro congresso foi a criação de um espaço de discussão sobre os vários limites impostos às mulheres no acesso às actividades desportivas. Afinal, e apesar do recente progresso no sentido da integração das mulheres no desporto, como praticantes ou dirigentes, há muitos preconceitos que prevalecem.

Neste âmbito, durante o Congresso, teve especial relevo a questão do tabu ligado ao corpo feminino, talvez o principal impedimento da participação feminina em algumas modalidades de desporto ao longo dos tempos.

Aliás, e no que respeita a este tabu, a própria Comunicação Social foi bastante criticada durante os debates, acusada de dar maior relevo à imagem e aspecto físico das atletas do que propriamente ao seu desempenho enquanto praticantes das respectivas modalidades.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]