Pomonas Camonianas, comemorações do 10 de Junho

1355
Pomonas Camonianas
Pomonas Camonianas

Este ano, Constância não realiza as Pomonas Camonianas. Contudo, levará a efeito um programa comemorativo do 10 de Junho, Dia de Camões.

Pomonas Camonianas

Assim, no feriado nacional (dia 10 de Junho) as actividades iniciam-se aos primeiros minutos do dia. Às 24h terá lugar uma prova de orientação nocturna. A partir das 10h, a Praça Alexandre Herculano e as ruas adjacentes recebem a Feira de Antiguidades e Velharias.

Às 15.30H, no monumento a Camões decorre a cerimónia de deposição de coroas de flores, ao que se seguirá um recital de poesia. Neste momento cultural, denominado Declamães -Jovens dão voz ao Poeta, participam alunos da Escola EB 2,3/S Luís de Camões, jovens do concelho que evocarão o épico português.

Às 6h, no Posto de Turismo será inaugurada a exposição de pintura da autoria de Ana Paula Remédios.

No Auditório Sam Levy, da Casa-Memória de Camões, às 16:30h, apresentar-se-á a edição d’ Os Lusíadas (pequeno formato), com ilustrações de José Coelho. Seguir-se-á a entrega dos prémios do concurso de fotografia Retratos da Festa, uma actividade que decorreu no âmbito das Festas do Concelho.

Registe-se que, durante todo o dia, a sala de exposições da Casa-Memória tem patente ao pública numa exposição de fotografia dos trabalhos concorrentes ao concurso supramencionado.

As comemorações terminarão com um momento teatral. A partir das 21h, nas ruas e becos da vila sobe à cena o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, uma iniciativa que resulta de um protocolo de colaboração entre a Escola EB 2,3/S Luís de Camões, a Câmara Municipal de Constância e o Grupo de Teatro Fatias de Cá.

Ainda no âmbito das comemorações, numa organização do Centro Hípico de Santa Bárbara, no dia B de Junho, às 15h terá lugar um Festival Hípico.

Registe-se que, embora as Pomonas Camonianas sejam uma das vítimas da actual crise financeira, a Câmara Municipal de Constância, não quis deixar de comemorar o 10 de Junho, Dia de Camões, tendo como principal objectivo não só homenagear o épico português, como também perpetuar a sua memória junto da comunidade local, especialmente das crianças e jovens do Concelho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]