Inicio Lazer Foi notícia Pomonas Camonianas, comemorações do 10 de Junho

Pomonas Camonianas, comemorações do 10 de Junho

Pomonas Camonianas
Pomonas Camonianas

Este ano, Constância não realiza as Pomonas Camonianas. Contudo, levará a efeito um programa comemorativo do 10 de Junho, Dia de Camões.

Pomonas Camonianas

Assim, no feriado nacional (dia 10 de Junho) as actividades iniciam-se aos primeiros minutos do dia. Às 24h terá lugar uma prova de orientação nocturna. A partir das 10h, a Praça Alexandre Herculano e as ruas adjacentes recebem a Feira de Antiguidades e Velharias.

Às 15.30H, no monumento a Camões decorre a cerimónia de deposição de coroas de flores, ao que se seguirá um recital de poesia. Neste momento cultural, denominado Declamães -Jovens dão voz ao Poeta, participam alunos da Escola EB 2,3/S Luís de Camões, jovens do concelho que evocarão o épico português.

Às 6h, no Posto de Turismo será inaugurada a exposição de pintura da autoria de Ana Paula Remédios.

No Auditório Sam Levy, da Casa-Memória de Camões, às 16:30h, apresentar-se-á a edição d’ Os Lusíadas (pequeno formato), com ilustrações de José Coelho. Seguir-se-á a entrega dos prémios do concurso de fotografia Retratos da Festa, uma actividade que decorreu no âmbito das Festas do Concelho.

Registe-se que, durante todo o dia, a sala de exposições da Casa-Memória tem patente ao pública numa exposição de fotografia dos trabalhos concorrentes ao concurso supramencionado.

As comemorações terminarão com um momento teatral. A partir das 21h, nas ruas e becos da vila sobe à cena o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, uma iniciativa que resulta de um protocolo de colaboração entre a Escola EB 2,3/S Luís de Camões, a Câmara Municipal de Constância e o Grupo de Teatro Fatias de Cá.

Ainda no âmbito das comemorações, numa organização do Centro Hípico de Santa Bárbara, no dia B de Junho, às 15h terá lugar um Festival Hípico.

Registe-se que, embora as Pomonas Camonianas sejam uma das vítimas da actual crise financeira, a Câmara Municipal de Constância, não quis deixar de comemorar o 10 de Junho, Dia de Camões, tendo como principal objectivo não só homenagear o épico português, como também perpetuar a sua memória junto da comunidade local, especialmente das crianças e jovens do Concelho.

. pub .
Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
Exit mobile version