Combater a Poluição em Oeiras

1342

A Poluição continua ainda a ser um dos problemas da maioria das zonas do país. Em Oeiras, a Câmara Municipal lançou uma campanha com o intuito de melhorar a limpeza das ruas.

Preocupada com o lixo que se armazena pelas ruas, a Câmara Municipal de Oeiras decidiu levar avante uma iniciativa que congratula a limpeza do meio urbano. ‘Sabe como proceder os resíduos ?’ é o mote da campanha que se espera trazer benefícios para toda a área.

Para isso, é necessário que todos saibam como dar vazão aos resíduos que têm na sua casa. Papel, pilhas, lixo doméstico, não têm todos a mesma forma de armazenação para serem destruídos. Há que saber em que contentor colocá-los, e a forma eficaz de evitar que os mesmos poluam o ambiente. Por isso, tome nota do que deve fazer, não só em Oeiras, como em qualquer outro local:

Lixo Doméstico (diverso)- colocar em sacos bem fechados, e depositar no recipiente fornecido pela Câmara Municipal de Oeiras, entre as 19 e as 23 horas. Convém fechar sempre a tampa, e manter o recipiente limpo.

Resíduos vegetais ou jardinagem– se residir numa moradia, poderá transformar os resíduos vegetais de sua casa em adubo para o seu quintal. Solicite informações através do telefone do ambiente: 21 442 71 75

Embalagens de plásticos, cartões, latas– escorrer e espalmar. Separar em sacos azuis ou transparentes e colocar na rua no Dia da Reciclagem, 5ª feira, entre as 19 e as 23 horas. Os sacos azuis poderão ser adquiridos no comércio local. Informe-se através do telefone do ambiente: 21 442 71 75 .

Papel e cartão– juntar em molhos atados, ou em sacos, e colocar na rua no Dia da Reciclagem: 5ª feira, entre as 19 e 23 horas.

Vidro– colocar no Vidrão mais próximo.

Pilhas– as pilhas usadas podem ser separadas em garrafões de plástico. Entregue-as em lojas de comércio local que vendam pilhas novas. Informe-se através do telefone do ambiente. 21 442 71 75.

Resíduos volumosos, como electrodomésticos, mobiliário velho, resíduos de jardins, pneus e óleos usados– ligar para o telefone do ambiente: 21 442 71 75 para combinar uma recolha gratuita ou receber informações .

Roupas usadas– colocar num dos recipientes com indicação de ‘Recolha de Roupa’ distribuída pelo concelho.

Pequenos entulhos– deverá requisitar um recipiente próprio para estes resíduos junto das empresas especializadas.

Medicamentos fora de prazo, radiografias ou seringas– entregar na farmácia mais próxima.

Dejectos de animais– procure levar o seu animal de estimação a fazer as suas necessidades em terrenos baldios. Não sendo possível, recolha os excrementos com um saco de plástico e coloque-o no contentor do lixo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]