A igualdade: o nosso conhecimento

1414
A igualdade: o nosso conhecimento
A igualdade: o nosso conhecimento

Junto ao Tejo, o padrão dos Descobrimentos foi o local escolhido para o seminário internacional, que decorreu no dia de ontem, “A Igualdade: O Nosso Compromisso – Tornar o Mainstreamng possível”, integrado no projecto Hera 2001 e organizado pela Fundación Mujer, de Espanha, e a UMAR, de Portugal.

A Igualdade: O Nosso Conhecimento

Definir e discutir o mainstreaming foi o objectivo central deste seminário, que contou com a presença de representantes de ambos os países.

Helena Pinto, presidente da Associação UMAR salientou que a situação actual do mundo “em particular das mulheres, estimula a necessidade de trabalhar em parceria também além fronteiras, trocando experiências, debatendo ideias e cimentando solidariedades. A parceria com organizações espanholas assume uma particular importância tendo em conta a nossa proximidade geográfica e histórica” e manifestou o desejo de que este tipo de eventos tenham repetição e “venham a cimentar a nossa parceria e amizade”.

Por sua vez, Celia Gómez, directora da Fundactión Mujeres, reafirmou a importância das parecerias entre os diversos países, e fez referência ao trabalho desenvolvido pela Fundação em vários pontos de Espanha e em diversos âmbitos da sociedade. “A igualdade é algo de estranho para muitas mulheres” e é com este conceito e com o objectivo de informar que se desenrolam os trabalhos da Fundação.

Celia Gómez considerou como um dos passos mais importantes das diversas acções desenvolvidas “a elaboração do manifesto europeu: “A Igualdade: O Nosso Compromisso” que estabelece uma posição da nossa parte e é um apelo para todas as mulheres”.

A directora da Fundação deixou ainda o apelo para que “façam circular o manifesto, de forma a aumentar a família das que lutam pela igualdade”.

O projecto Hera 2001: “Tornar o Mainstraeming visível” é dirigido pela Fundación Mujeres e baseia-se num dos aspectos considerados como prioritários a nível europeu, o mainstreaming.

O mainstreaming é a abordagem integrada da igualdade do género em todas as políticas europeias, nacionais e locais. Funciona como uma estratégia para atingir a igualdade de género, reorganizando os processos de decisão ao integrar uma perspectiva de género em todas as políticas, programas e acções globais e sectoriais.

A igualdade de género significa aceitar e valorizar de igual modo as diferenças entre ambos os sexos e os diferentes papéis que representam na sociedade, e garantir uma igual visibilidade e participação de ambos os sexos a todas as esferas da vida pública e provada.

Estes passos permitem a formação de um Governo de melhor qualidade e tem em conta a diversidade dos sexos. As políticas tradicionais analisam a realidade em função de duas categorias.: homens e mulheres, ao passo que o mainstreaming tem também em conta as relações sociais entre homens e mulheres e requer um conhecimento interdisciplinar dos desequilíbrios existentes entre ambos os sexos.

Baseado nestes pressupostos, foi elaborada uma campanha de divulgação para a população, recorrendo aos meios de comunicação social, seminários, debates, mailings, etc., sob a alçada do projecto Hera 2001.

A circular com a súmula dos interesses e dos objectivos do projecto está o Manifesto Europeu, onde é referida a importância do papel da mulher na sociedade em igualdade e as formas de levar este projecto à prática, porque “a igualdade ainda é algo de estranho para muitas mulheres”.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]