Cider House Rules: Á descoberta do mundo…

1360
Cider House Rules: Á descoberta do mundo…
Cider House Rules: Á descoberta do mundo…

Cider House Rules: Á descoberta do mundo… um filme de Lasse Hallstrom

Cider House Rules

Do realizador Lasse Hallstrom, “Cider House Rules” (Regras da Casa), revela a história emocionante de um jovem orfão, cujo principal sonho era conhecer o mundo. Homer Weels, o jovem abandonado em bebé e, que durante toda a sua vida cuidou de um conjunto de meninos órfãos. Tobey Maguire e Charlize Theron, juntos em Cider House Rules, onde as regras ficam apenas no papel…

O filme poderia perfeitamente ser uma realidade bem próxima de nós. E, certamente a semelhança com esta história, seria assustadoramente óbvia. Crianças e abortos em Portugal, é o que não falta.

A história retrata um mundo distante, dos olhos de muitos cidadãos. Uma pequena comunidade de crianças e jovens órfãos, que vivem os seus dias na esperança que, um hipotético casal os leve com eles. O sonho de terem uns pais de verdade. Esta é a história de Homer Wells que, cresceu nesse orfanato sob especial protecção do médico, Dr. Larch.

Nessa ampla casa refugiada nas montanhas, uma quantidade de crianças passam os seus dias, de forma alegre e sorrindo, graças ao desempenho das enfermeiras, de Dr. Larch e de Homer. Ainda jovem, o doutor educou Homer, para que ele um dia fosse médico, como ele. O rapaz era seu assistente nos partos que realizava e, mesmo sem curso algum, demonstrava o seu interesse e aptidão para a medicina.

Homer, parte com um jovem casal, na perspectiva de conhecer o mundo e, principalmente o mar, que nunca havia visto. Os seus sonhos de querer partir à descoberta de outras coisas, eram evidentes, mas Homer levava na sua mente, as crianças que tinha deixado, e o seu pseudo-pai, Dr. Larch.

Um filme baseado, no desejo tempestivo de partir, e no dever perseguidor de voltar atrás, para continuar a desempenhar o seu papel de outrora. “Cider House Rules”, baseia-se em valores e princípios que, hoje em dia, poucos cumprem. Aborda desejos, sensações, paixões proibidas e, até mesmo incesto. Uma história que mexe bem lá no fundo, com questões, que merecem a nossa reflexão, em tantos momentos.

A trama, tem como fio condutor um jovem, indeciso entre o dever e a gratidão, o sonho e o desejo. O seu regresso, para o orfanato dar-se-á apenas, com a morte do Dr. Larch. Homer regressa, para assumir as suas funções, no local onde cresceu e aprendeu grande parte daquilo que sabe. Homer regressa assim, à sua casa de sempre e, para sempre.

“Cider House Rules”, é um filme interessante, com um guião actual, feito quase a pensar nos dias de hoje e, na perda total de valores em prol, da procura egoísta da felicidade de cada um. A história detém pequenos aperitivos, que vão adoçando a emoção do espectador, não de forma misteriosa mas, tendo em conta a emoção e sensibilidade.

Um elenco forte, com interpretações muito positivas, em especial de Tobey Maguire e Charlie Theron, onde os planos de acção decorrem habitualmente, num orfanato, à beira rio, numa casa perdida no campo e, em plena plantação de maçãs.

Os ingredientes, estão aqui, ainda por cozinhar. Para que lhe tome o gosto, não perca a estreia de “Cider House Rules”. Vai ver, como nem sempre as regras se cumprem…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]