Dia do Planeta Terra, celebra-se a 22 de Abril

1519
Dia do planeta terra
Dia do planeta terra

O Dia do planeta Terra foi criado pelo então senador Gaylord Nelson. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação e conservação da biodiversidade para proteger a Terra.

O Dia do planeta Terra

A primeira manifestação teve lugar em 22 de Abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, activista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.

Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades.

A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agência de Protecção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à protecção do meio ambiente.

Este dia surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis.

Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das actividades humanas.

Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufacturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a protecção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Mas quarenta anos depois da primeira comemoração do dia da Terra, este planeta está na mesma ou pior. O excesso de produção e de consumo parece ser a maior das “doenças” e a que provoca o resto dos males do mundo.

Por todo o país decorrem actividades que comemoram o Dia da Terra, assinalado mundialmente, a partir de 1990, no dia 22 de Abril.

Altere os seu hábitos se quer continuar a festejar este dia tão importante, o nosso planeta está nas nossas mãos!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]