Ministério para a Igualdade: O que é?

0
747

O Ministério para a Igualdade é uma das novas pastas do Governo rosa. Ainda com uma breve e curta existência tem já na sua pasta vários projectos e acções, que pretende desenvolver promovendo a igualdade entre homens e mulheres.

 

O Ministério para a Igualdade é uma das novas pastas do Governo rosa. Ainda com uma breve e curta existência tem já na sua pasta vários projectos e acções, que pretende desenvolver promovendo a igualdade entre homens e mulheres.

O Ministério para a Igualdade pretende alcançar uma igualdade plena entre homens e mulheres, quer no âmbito dos oportunidades, dos direitos e da dignidade. Procura-se uma igualdade de hipóteses para ambos os sexos, que nem sempre são possíveis tendo em conta o padrão social.

Actualmente, são já várias as mulheres que trabalham fora de casa e que têm a sua independência financeira e económica. Tempos houve, em que a mulher era sustentada pelo marido, tendo a seu cargo toda a tarefa doméstica. As coisas mudaram um pouco, mas se as mulheres conseguiram essa independência, acabaram por ficar com um trabalho acrescido.

Infelizmente, ainda existem muitas mulheres que depois de um dia exaustivo de trabalho, ainda têm que fazer o jantar e tomar conta dos seus filhos. O Ministério para a Igualdade luta pela equivalência de valores e de respeito, tanto em relação ao Homem como à Mulher, para que o abismo social seja de uma vez esquecido e reformulado.

Daí, pretende-se que seja alcançada uma responsabilidade efectiva das mulheres e dos homens, ao nível da sua profissão, economia, social, família, política e cultura. O Ministério para a Igualdade, pretende contribuir para que a sociedade, consiga reconhecer a maternidade e paternidade enquanto função social, assumindo as devidas responsabilidades desses estatutos.

A Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres é um organismo da Administração Pública, com o intuito de salvaguardar as mulheres de qualquer acto discriminatório, do qual sejam vítimas. É igualmente importante reflectir, sobre a violência na rua e no lar de que tantas mulheres são alvo. Porém, deve ter-se em conta que já muitos homens, são vítimas de violência não só física, mas também psicológica.

A igualdade entre homens e mulheres é promovida através de projectos específicos, de grupos de trabalho e de investigação, privilegiando também serviços de atendimento ao público. A Comissão integra membros de vários departamentos governamentais e não governamentais.

A acção é exercida no âmbito da legislação, educação, saúde, sexualidade, velhice, cooperação ou participação política. Age também sobre as vertentes da conciliação da vida privada com a vida profissional, ambiente, migração ou planeamento familiar.

 

O Ministério para a Igualdade tem como rosto central a Dra. Maria de Belém, na luta pela igualdade entre homens e mulheres, e interage com um conjunto de organismos da Administração Pública, União Europeia, Conselho da Europa e Organização das Nações Unidas. Espera-se portanto que a Igualdade pretendida no seu todo, vá além de uma mera promessa esboçada num papel…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]