Mochilas – Como escolher

0
1444

Um dos rituais que se repetem todos os anos por esta altura é a compra de material escolar. Entre livros, cadernos e canetas, todos os anos é preciso comprar uma mochila nova.

O tecido fica gasto, as costuras abrem, os fechos estragam-se… E tendo sempre em conta que a mochila de uma criança em idade escolar mais parece um saco sem fundo, há que saber fazer a escolha certa na altura de ir às compras.

Aqui ficam, então, os principais pontos a ter em consideração para que faça a compra acertada:

Ergonomia: A mochila deve adaptar-se ao corpo de forma a proporcionar conforto e uma postura correcta. O seu volume deve corresponder às necessidades e ao tamanho da pessoa que a transporta. Se for grande demais, a criança tem tendência a enchê-la demasiado, e mesmo que isso não aconteça, a mochila não se adaptará tão bem aos ombros e às costas. Convém que as alças, as pegas e as costas da mochila sejam acolchoadas (não basta uma simples camada de espuma) para que o seu transporte não cause incómodo.

Material: O aspecto mais importante relativamente ao material de que é feita uma mochila é a impermeabilidade. Apesar de serem aparentemente impermeáveis, a grande maioria das mochilas que encontramos à venda não são realmente resistentes á chuva forte ou prolongada. O ideal seria terem um forro interior, para além do tecido impermeável por fora. É também importante que as cores do tecido não desbotem facilmente e que resistam bem à fricção, suor, sol e humidade. Por questões de segurança, e porque o número de acidentes na estrada assim o justificam, convém que a mochila tenha algumas superfícies reflectoras.

Peso: Por mais que se tente conseguir o contrário, as crianças carregam sempre peso excessivo nas mochilas. E para que estas durem pelo menos até ao fim do ano, convém que tenham fechos e costuras resistentes. O peso é o factor mais importante a ter em conta relativamente ao bem estar e à postura correcta. Recomenda-se que o peso carregado não seja superior a 10% do peso da pessoa e que a mochila seja utilizada nos dois ombros, com as alças apertadas de modo a que o peso fique bem distribuído ao longo da coluna.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]