Pequenas regras de etiqueta que deverá cumprir

10544
Pequenas regras de etiqueta que deve cumprir
Pequenas regras de etiqueta que deve cumprir

Num altura em que tanto se fala de etiqueta é conveniente que tenha pequenas noções, ainda que básicas, acerca das regras de etiqueta. Nós deixamos-lhe aqui algumas dessas regras que deve cumprir.

A etiqueta não pode ser apenas relacionada com uma elite, de fundos económicos amplos, e que leva uma vida social activa. A verdade é que a base da etiqueta é a educação, e sem educação muito dificilmente conseguirá manter o “nível”, se é que assim lhe podemos chamar, que em tantos locais públicos a sociedade exige.

Por muito estranho que lhe possa parecer, nem todos se sabem comportar num cinema, num restaurante, numa recepção social, ou até mesmo num novo emprego.

Pequenas regras de etiqueta que deverá cumprir

Educação e etiqueta são os aliados imprescindíveis para “saber estar” em qualquer local ou situação!

Contenha as suas opiniões

Imagine que começa hoje a trabalhar num novo local. Não lhe compete a si começar a dar opiniões sobre o local no qual vai trabalhar, e nem tão pouco deve começar a meter conversa com os seus novos companheiros, através de perguntas inconvenientes.

Não compare os antigos patrões com os actuais, e nem ouse começar a fomentar intrigas. Sendo você a última pessoa a entrar para o trabalho, deve manter uma posição discreta e honesta.

Aos poucos, as pessoas aproximar-se-ão de si. Todavia, e caso tenha alguma dúvida em relação ao trabalho, não hesite em perguntar a um colega. Porém, seja cordial!

Fumar em locais públicos

Um dos maiores erros relativamente à falta de educação e etiqueta é fumar sem sequer perguntar se o pode fazer. No carro de um colega, na casa de um familiar ou no trabalho, você deve perguntar antes para ter a certeza de que as pessoas não se importam.

È, igualmente, falta de educação fumar à mesa, antes de todas as pessoas terem terminado a refeição. Mesmo nesta situação, você deve perguntar se as pessoas lhe dão autorização para fumar.

Mantenha-se em silêncio

Num local silencioso, como num cinema, teatro, ou numa sala de exposições, jamais vá fazer desse local um parque de merendas.

No momento em que estiver a decorrer a peça, filme, ou enquanto as restantes pessoas contemplam a exposição, é uma falta de educação imperdoável estar a comer batatas fritas ou bolachas, perturbando a concentração das outras pessoas.

Estes locais exigem silêncio, por isso não fale. Caso queira dizer alguma coisa à pessoa que a acompanha diga-o muito baixinho, por forma a não perturbar ninguém!

Seja moderado onde quer que esteja!

Fale sempre num tom razoável, sorrindo de vez em quando, mas sem nunca adoptar uma atitude histérica. Cumprimente as pessoas do seu emprego, do local onde reside, e mesmo quando for ao café da esquina, ou em qualquer outro estabelecimento, tenha sempre a gentileza de cumprimentar a pessoa que a atende.

Não fale mal das outras pessoas

Nunca fale mal das outras pessoas em público pois, e além de lhe ficar mal, as coisas podem não ser necessariamente como lhas contaram e você ficará visto como sendo uma simples coscuvilheira.

Falar da vida dos outros é uma das maiores falhas ao nível de etiqueta, mas infelizmente nos dias de hoje esse é um dos assuntos que mais preenche as conversas entre as pessoas: falar da vida alheia.

Aprenda a ser discreta.

As extravagâncias não lhe vão dar uma maior importância do que aquela que você, eventualmente, possa já ter. Mostre-se atenciosa com todos!

Quando encontrar alguém conhecido na rua pergunte sempre pela família e pelo emprego, demonstrando assim o interesse pelo bem estar desse seu conhecido. Todavia, não faça perguntas indiscretas ou inconvenientes.

Saiba ter sempre uma palavra de carinho e atenção para todos!

Prime sempre pela educação e etiqueta em todos os momentos da sua vida, quer seja no trabalho, numa festa, numa reunião familiar ou simplesmente quando encontrar um conhecido seu na rua. Assim, será relembrada como uma pessoa repleta de classe!

Sim, porque a classe não se vê pelas roupas caras, tratamentos de pele de custos elevados, ou por estar presente em diversos locais onde se realizam os mais importantes eventos sociais.

A classe é muito mais do que isso, e você, cidadã comum, pode ser uma mulher com uma quota de classe invejável por qualquer um(a). Não necessita ser rica, aparecer nas revistas cor de rosa, mas sim ser educada e usar da diplomacia inerente ao ser humano. O seu toque feminino será, simplesmente, perfeito para que a sua classe seja ímpar!

Classificação
A sua opinião
[Total: 14 Média: 3.7]