Consultor de imagem: são manipuladores ou aconselhadores de imagem

2086
Consultor de imagem
Consultor de imagem

As três profissões na moda que lidam com a imagem pessoal são: o Consultor de Imagem, o Stylist ou Fashion Editor e o Personal Shopper. Os três são manipuladores ou aconselhadores de imagem, porém em diferentes ângulos.

O Consultor de Imagem trabalha com a imagem que uma pessoa real comunica para as outras: ele tenta trazer a imagem da pessoa de dentro para fora e para isso precisa de conhecer o cliente profundamente.

Consultor de imagem

Ele trabalha detalhadamente com a imagem pessoal e tem que criar um relacionamento com o cliente para descobrir o estilo de vida, a coloração pessoal, o tipo de corpo, o estilo pessoal, a sua rotina diária, em que momento da vida se encontra a cliente, etc.

O seu trabalho é orientar o cliente a encontrar e a desenvolver um estilo próprio, a entender e a conhecer o seu corpo e a sua personalidade, os seus pontos positivos e negativos, a encontrar e a saber comprar as roupas que mais o irão valorizar, a saber combinar as cores a seu favor (análise de coloração pessoal), entender as formas do seu corpo e do seu rosto, arrumar o guarda-roupa para trazer maior visibilidade e durabilidade às roupas, etc.

Ele também auxilia o seu cliente no corte de cabelo, maquilhagem, etiqueta profissional e pessoal, indica profissionais qualificados como dermatologistas, endócrinos, dentistas, e muito mais. Em resumo, o consultor de imagem guia o seu cliente para se conhecera si próprio e para saber usar a  sua imagem pessoal a seu favor, tornando-o mais confiante e aumentado a sua auto-estima.

O personal stylist também lida com pessoas reais, mas fica mais na área do aconselhamento da roupa e do estilo, ou seja, ele não lida tão profundamente com a personalidade e a vida do cliente como um consultor de imagem.

Muitas pessoas chamam os consultores de imagem de personal stylists, no entanto o mais correcto é dizer que a consultoria de imagem engloba o personal styling. Um consultor de imagem, envolve-se não só com o que o seu  cliente vai vestir mas também engloba questões de comportamento, etiqueta, psicologia e tudo o que o cliente necessitar para o seu bem estar. O consultor de imagem acaba sendo um pouco “life coach”, porque se envolve realmente com o cliente, tenta compreendê-lo da melhor forma  possível e guiá-lo para o que ele ambiciona.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]