Equipas de Trabalho

1164

Nem sempre trabalhar, implica exercer funções solitárias. Por vezes, é necessário estabelecer um trabalho de equipa.

Nem sempre trabalhar, implica exercer funções solitárias. Por vezes, é necessário estabelecer um trabalho de equipa. Porém, cada pessoa é um mundo e como tal, tem uma visão diferente das coisas. Combata as divergências e encontre as vantagens, que o trabalho em equipa promove, a partir deste artigo…

O trabalho a realizar pela equipa deve ser todo, baseado num mesmo método de trabalho. As pessoas que compõem esse núcleo, devem ter acesso a todos os artigos, aos ficheiros e à forma como estão organizados. As diferentes bases de dados devem estar organizadas, de forma a que, todos possam ter um acesso facilitado às mesmas.

Todas as coisas que a equipa realizar e efectuar, devem estar muito bem guardada e todos devem ter conhecimento do local, no qual residem as cópias de todos os documentos, minutas ou cartas importantes. É importante compreender tanto as suas prioridades, como as de toda a equipa.

Se por qualquer motivo sentir alguma dúvida ou necessidade de explicação, não hesite e recorra a alguém que esteja apto para a ajudar. Circule um questionário, de forma a saber aquilo que as pessoas dominam melhor e, quais as suas maiores dificuldades.

Do questionário que irá realizar, para saber informações sobre os outros membros deve constar: o domínio das línguas, dos programas informáticos, a participação em seminários e a capacidade de exposição, o acompanhamento em viagens, as áreas em que trabalhou anteriormente, ou seja, onde exerceu aquela profissão, não só naquela empresa, como em qualquer outra.

Após, ter acesso a estas informações, ficará a conhecer melhor as pessoas com quem trabalha e, de que forma a podem ajudar a si, na realização de uma eventual tarefa. Deve ainda, pesquisar sobre quem revela melhor aptidão para a escrita, quem é mais despachado ou mesmo quem tira melhor notas de apontamentos.

Se conseguir encaixar cada uma das pessoas, na área que exercem melhor, o rendimento da sua equipa será muito mais rentável e produtivo. Porém, há que ter em conta a competência da pessoa e a sua vontade. Se o indivíduo, não demonstrar muita vontade nem competência, forneça-lhe todas as informações necessárias e, se for preciso, dê-lhe a instrução devida. Todavia, a pessoa pode interessar-se bastante, mas a sua competência não ser a melhor. Aí, deve persuadi-la o mais que conseguir, explicando-lhe calmamente o que poderá fazer. Quando os papéis anteriores se invertem, deixe-a fazer parte das suas decisões, de forma a que a mesma se sinta motivada. Se lhe der hipótese, para que possa participar, o trabalho e a relação entre ambos, será muito melhor.

Quando todas as vertentes aqui apresentadas são muito boas, deve aproveitar ao máximo o seu desempenho, interesse e competência, atribuindo-lhe funções de delegação. A pessoa deverá ser assim, responsável pela tarefa pois, demonstrou competência e responsabilidade para tal.

Aprenda a saber gerir a equipa que tem nas suas mãos, explorando da melhor forma as potencialidades de cada uma das pessoas. O trabalho da equipa será reconhecido e recompensado e, você também…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]