kniphofia typhoides: a flor da beleza

3366
kniphofia typhoides
kniphofia typhoides

Conhece a kniphofia typhoides? Se calhar nunca ouviu falar desta flor com características muito particulares, quer porque apenas cresce em certas partes do nosso planeta, quer pelas suas aplicações no mundo da beleza.

É em Madagáscar que cresce a kniphofia typhoides, uma flor considerada mágica, que cresce também nos solos escuros e pesados das regiões de Natal.

Infelizmente é uma espécie em perigo, especialmente a partir de 1950, uma vez que as áreas onde se reproduz são, hoje em dia, pastos de ovelhas e gado, pelo crescimento populacional e pelo aumento das áreas de cultivo, a juntar à procura para compostos de beleza.

A sua floração ocorre nas primeiras três semanas de Fevereiro, habitualmente a época mais chuvosa da estação, mas apenas em anos com níveis acima do normal de precipitação.

O interesse que despertou no mundo da beleza levou a que na Europa fosse criada a primeira plantação desta flor, até à bem pouco tempo considerada apenas como ornamental.

Estudos revelaram que o néctar da planta é rico em nutrientes, açucares naturais, ácidos aminados, sais minerais, oligoelementos e proteínas.

O seu néctar é conhecido das populações em redor e tem sido utilizado há alguns anos em fórmulas de produtos antioxidantes. O néctar da kniphofia typhoides é rico em derivados de polifenóis, um antioxidante que ajuda na remoção dos radicais livres, produzidos pelo nosso organismo devido ao stress do dia-a-dia.

O regresso de kniphofia typhoides à natureza para combater os problemas actuais.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]