5 Dicas para limpar tapetes, carpetes e móveis

2613
5 Dicas para limpar tapetes, carpetes e móveis
5 Dicas para limpar tapetes, carpetes e móveis

As limpezas dão a volta à cabeça de qualquer um. Caem sempre aquelas manchas de difícil remoção, mas acredite que tudo tem solução. Leia com atenção e saiba o que fazer para limpar tapetes e carpetes!

Como limpar tapetes

Locais ventilados

As carpetes ou os tapetes costumam ser, por diversas vezes, alvos de sujidade. Por isso, é indicado que estejam sempre em locais ventilados, onde o ar corra fluentemente. Fechados, num local onde não haja janelas, apenas contribuirá para que a sujidade se acumule, assim como os micróbios.

Líquidos no tapete

É vulgar caírem coisas ou líquidos em cima das carpetes e você ficar sem saber o que fazer. A partir de agora, e sempre que algo líquido escorrer para a sua carpete só tem uma solução: absorver o líquido com papel absorvente, por forma a que o excesso seja retirado.

Depois passe com um pano húmido e com sabão, esfregando. Atenção que a operação só terá êxito se, na hora em que a carpete se sujar, você agir de imediato. Se isso não acontecer não lhe garantimos que essa mancha saia com êxito.

Sujidade no tapete

Se em vez de um bocado de sumo, por exemplo, cair algo que suje a carpete, mas sem ser líquido, aí a solução é começar a raspar, para retirar a sujidade. Se esfregar ainda vai fazer pior, contribuindo para que a nódoa se alastre mais, ficando muito evidente.

Só posteriormente a ter retirado a maior, sempre das extremidades para o centro, é que pode utilizar algum produto indicado para tirar nódoas. Caso o faça de imediato, ainda antes de retirar a sujidade em excesso, os resultados podem ser ainda mais desastrosos.

Há ainda aqueles problemas que surgem, e para os quais parece não haver solução. Engana-se! Se alguém deixar uma pastilha elástica na sua carpete, coloque um cubo de gelo em cima da mesma, até a pastilha ficar bem rija.

Depois é só retirá-la, mas se mesmo assim ficar alguma mancha utilize então um tira nódoas. Outro pormenor: caiu vinho tinto em cima da carpete e você acha que as nódoas de vinho não têm como sair. Pois bem, limpe com vinho branco e surpreenda-se com o resultado!

Marca de copos na mesa

Quantas e quantas vezes já não olhou para a mesa da sua sala e viu marcas de copos? A solução é molhar um pano macio, apenas com um pouco de água, e limpar com um pouco de pasta de dentes.

A mistura da água com a pasta de dentes é muito eficaz! Quando a mesa estiver manchada ponha um pouco de sal no limão, e passe-o pelas zonas onde estão as manchas. Passe muito suavemente, sem esfregar, e depois lave com sabão e água.

Retirar manchas

Nos estofos, em carpetes ou tapetes a espuma de barbear é um excelente método para retirar manchas. A seguir, passe no local da nódoa com água bem limpa, secando posteriormente com um papel absorvente.

Limpeza profunda

Não se esqueça que carpetes, tapetes, mesas ou restantes móveis adquirem pó muito facilmente. Para carpetes e tapetes convém aspirar tudo muito bem, enquanto que para mesas ou móveis o pó pode ser retirado com um pano, devidamente limpo e macio.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]