Ar condicionado: conheça os prós e os contras da sua utilização

2953
Ar condicionado, conheça os prós e os contras da sua utilização
Ar condicionado, conheça os prós e os contras da sua utilização

O Ar Condicionado tornou-se um companheiro essencial na vida de tantos cidadãos. É habitual entrarmos num qualquer estabelecimento, meio de transporte ou habitação e lá está o aparelho de estimação. Porém, este pode não trazer somente benefícios, mas também alguns malefícios…

Ar condicionado

Não há dúvida que o Ar Condicionado, consegue fazer autênticos milagres ao nível da temperatura do meio ambiente. Quando o calor aperta, não há nada melhor do que refrescar o ambiente ligando o Ar Condicionado. O mesmo acontece quando o frio gela tudo em nosso redor, e a única solução é aquecer o ar.

De facto, as vantagens do Ar Condicionado são várias e proporcionam um ambiente muito mais acolhedor do que o tempo, que está lá fora. Normalmente, é no Verão que mais utilização se dá ao Ar Condicionado, refrescando o ar do calor abrasador. A prova disso, é o facto do consumo de electricidade aumentar vertiginosamente nos meses característicos da época de Verão.

O Ar Condicionado depende especialmente da electricidade, o que origina alguns malefícios para as condições de respiração saudável do meio ambiente, já que com a libertação do dióxido de carbono, o aquecimento da Terra aumenta substancialmente. Para além da libertação do dióxido de carbono, é ainda expelido o dióxido de enxofre e o gás que possibilita a chuva ácida, originando efeitos negativos nas matas, baldios e bosques.

Um aparelho de Ar Condicionado engloba sempre os mesmos elementos: contém refrigerantes que submetidos à evaporação, originam a compressão dos vapores. Quando é absorvido o calor, o aparelho através do refrigerante, tem a capacidade de refrescá-lo posteriormente.

Infelizmente, ainda são utilizados os refrigerantes compostos por clorofluorcarbonetos, nomeadamente no Ar Condicionado instalado em automóveis ou em empresas ligados ao ramo de produtos frios, que prejudicam bastante a camada de ozono.

O Ar Condicionado possibilita o bem estar geral de qualquer indivíduo, quer seja na sua habitação, no seu automóvel, nos seus momentos de lazer ou no seu ambiente de trabalho. O calor e o frio são assim minimizados, ainda que prejudiquem a saúde do meio ambiente, se o aparelho não for devidamente limpo com regularidade.

Estes aparelhos que produzem maravilhas, podem também originar alguns dissabores. É comum os micro-organismos conseguirem libertar-se devido ao pó que, ali se acumula em grandes quantidades. Por isso, estes aparelhos devem ser devidamente limpos para que não acumulem sujidade, nem provoquem em pessoas mais sensíveis dores de cabeça, irritação da vista, enjoos ou mesmo alguma necessidade de dormir em demasia, durante o expediente laboral.

As condições de limpeza precária dos aparelhos de Ar Condicionado condicionam problemas aparentemente passageiros, mas que com o tempo podem afectar seriamente a saúde das pessoas que o respiram. Portanto, uma boa manutenção é imprescindível.

Assim, se quer desfrutar de uma boa saúde e do ar saudável que a rodeia, nada melhor do que dar uma revisão ao seu Ar Condicionado frequentemente. O seu bem estar agradece…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]