Ao longo do tempo, muitas profissões desapareceram e outras foram criadas, numa clara alusão aos avanços tecnológicos, que são cada vez mais rápidos e estão a criar uma enorme disrupção no mercado de trabalho. Isto é, o crescente aumento das novas tecnologias, aliado à digitalização de quase todas as tarefas do quotidiano, vieram colocar em perigo várias profissões entendidas como mais “tradicionais”, mecânicas ou automáticas, são eles os serviços tradicionais para casa.
E em relação a profissões mais técnicas, como serviços de canalização, electricidade e bricolage? Estarão em risco? Existem menos pessoas a querer exercer estas actividades, de primordial importância, na sociedade?
Serviços tradicionais para casa
A Zaask, marketplace de serviços, dá resposta a estas questões a partir do número de registos de profissionais e empresas destas áreas na plataforma e respectiva procura, fazendo uma pequena comparação temporal entre Janeiro e Fevereiro de 2018 e o mesmo período homólogo do presente ano.
Número de profissionais de serviços para casa aumentou na plataforma digital


De acordo com a plataforma, o número de registos de profissionais de bricolage ou pequenas reparações, canalização e electricidade diminuiu, em média, 98% entre o primeiro mês de 2018 e o homólogo de 2019, demonstrando uma ligeira quebra neste início de ano.
No entanto, quando comparados os meses de Fevereiro de 2018 e 2019, os registos de profissionais nessas áreas dispararam 507%, 257% e 197%, respectivamente, provando que os portugueses e as portuguesas continuam a prestar este tipo de serviços que, como se pode ver de seguida, continuam a ser bastante requisitados.
Serviços tradicionais para casa continuam a ser pedidos comuns entre portugueses e portuguesas


Segundo os dados da Zaask, a procura por estes serviços não diminuiu, pelo contrário. No primeiro mês do ano, o número de requisições de profissionais de bricolage ou pequenas reparações, electricidade e canalização aumentou 226%, 46% e 19%, respectivamente, em comparação com Janeiro de 2018.
Para além disso, se comparados os meses de Fevereiro de 2018 e 2019, nota-se que houve, também, um aumento de pedidos nestas áreas na plataforma. Mais detalhadamente, a procura aumentou 88% para serviços de bricolage ou pequenas reparações, 84% para electricidade e 40% para canalização.
Reparação e desentupimento de canos entre os serviços mais comuns


No que toca aos trabalhos mais específicos pedidos pelos portugueses e pelas portuguesas dentro da área da canalização, a reparação e desentupimento de canos são os que representam maior procura, seguidos pela instalação de sistemas de canalização novos.
Relativamente aos serviços de electricistas, a instalação e reparação de segurança electrónica, assim como de novos sistemas eléctricos, são os trabalhos eléctricos mais requisitados na plataforma Zaask.