As espécies de plantas com perfume mais populares

13845
Jasmim

A classificação dos odores vão desde o vegetal / balsâmico ao condimento / almiscarado e do odor ácido dos limões e laranjas ao odor apimentado e almiscarado das chagas. O calor intensifica os odores das plantas com perfume tornando-os mais intensos.

São várias as espécies de plantas que exalam fragrâncias intensas. O perfume libertado através das flores espalha-se pelo ambiente do jardim quando o vento sopra. Isso torna o local muito agradável.

Assim, ao plantar o seu jardim, inclua entre as plantas selecionadas algumas espécies perfumadas. Uma variedade de flores que liberte o seu perfume durante o dia e outras durante a noite.

Sugestão de plantas com perfume

Jasmim

Jasmim
Jasmim

O jasmim apresenta uma infinidade de espécies diferentes, espalhadas pelos países de clima tropical e temperado. Entre elas está o jasmim-branco, uma frágil trepadeira com atraentes flores brancas. Agrupadas em cachos, as flores perfumam o ambiente com um aroma adocicado.

Há várias espécies de Jasmim, todas brancas, com excepção do Jasmim humile, que é amarelo e é utilizado na China para fazer chá. É um arbusto perene, da família das oleáceas, e tem um caule quase  que se eleva até uns 2 metros de altura.

Do caule partem ramos dos quais brotam várias flores pequenas em cálice.

Alecrim

Alecrim
Alecrim

O Alecrim é um arbusto aromático, de folhas perenes, intensamente ramificado, que atinge mais ou menos um metro de altura e cresce espontaneamente na região do Mediterrâneo.

O seu nome científico significa rocio/orvalho marinho. As flores aparecem em pequenos cachos  e toda a planta exala um forte e característico aroma muito agradável, com um sabor picante que lembra a cânfora.

O alecrim está entre as primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal e na tradição popular europeia era usado para espantar demónios e proteger contra pragas.

Envolvido por muitas lendas que lhe atribuem poderes místicos, o alecrim vem sendo usado como condimento, medicamento e como cosmético.

Rosas

Como cultivar rosas

Inigualável no jardim, não só pela sua beleza, mas também pelo seu perfume, a rosa conta com uma centena de espécies e mais de cinco mil variedades, das quais apenas duas são utilizadas para a obtenção de perfumes e a maioria dos óleos usados em aromaterapia: a Rosa centifolia (rosa de maio) cultivada em particular na região Francesa de Provença e a Rosa damasceno, cultivada na Síria.

O perfume da maioria das rosas está nas pétalas e o senso comum diz que, quanto mais larga mais perfumadas, o que coloca as rosas “miniaturas” em desvantagem, embora existam as que têm um perfume excepcional, tal como a Petite de Hollande e a De Maux, que são espécies de rosas não muito maiores que as miniaturas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]