Aquário de água doce, a magia do oceano na sua sala

0
3226
Aquário de água doce, a magia do oceano na sua sala
Aquário de água doce, a magia do oceano na sua sala

Observar o movimento dos peixes de cores e formas variadas a nadar num aquário de água doce na nossa sala é um momento relaxante e de excelente repouso.

Para montar o seu aquário de água doce deixamos-lhe aqui algumas sugestões. Saiba desde logo que é necessário algum trabalho, conforme o tipo de aquário e de peixes que escolher.

Numa loja de animais, surge a primeira dúvida: peixes de água quente ou de água fria?

Os primeiros são mais bonitos, de cores, formas e comportamentos mais variados, no entanto, necessitam de mais atenção como veremos.

A escolha do aquário

Na escolha do aquário, tenha em conta que este não é apenas uma caixa de vidro com peixes. Existem componentes fundamentais para a sobrevivência dos peixes, especialmente se estes forem de água quente.

São necessários filtros para manter a água limpa, bombas de ar para carregar a água com oxigénio e para os efeitos sempre bonitos das bolhinhas, aquecedores e termostatos, para manter a temperatura certa.

A escolha destes componentes de qualidade é fundamental para a durabilidade do seu aquário

A escolha do local

Após ter adquirido o seu aquário, escolha o local onde o vai colocar, tendo em conta que não deve ficar junto de correntes de ar, fontes de calor e locais de passagem.

Deve também ser um local com um bom suporte e estável, para aguentar o peso do aquário e de forma a que possa ser acessivel para limpeza e principalmente para ser observado.

Decoração

Em relação à decoração, apenas é necessária a sua imaginação e a sua carteira.

A areia, que pode ser natural ou artificial, é fundamental. A mais adequada é a mais grossa (areão), que deve ser bem lavada em água corrente antes de ser colocada no aquário.

Bonitas pedras ou conchas apanhadas na praia, também servem de decoração.

Não esquecer que primeiro devem ser bem fervidas numa panela, de forma a retirar todas as impurezas.

As plantas podem ser artificiais ou naturais. As mais indicadas são as naturais porque são obviamente mais bonitas mas também têm a vantagem de poderem servir de alimento aos peixes.

Como eles gostam de explorar e de se esconder, pequenos objetos próprios, comprados na loja de animais, ou pequenas rochas com grutas ou túneis são também uma boa sugestão para decorar o seu aquário proporcionando divertidos percursos de natação para os seus peixes.

A iluminação do aquário

A luz permite uma maior percepção de toda a beleza dos peixes e das plantas, mas também é o elemento fundamental, para que os seus habitantes sobrevivam dentro do aquário.

A luminosidade dos aquários deve substituir os raios de sol na natureza. Descubra os tipos de iluminação e como aplicar no seu aquário.

Os peixes no seu aquário de água doce

A escolha dos peixes do seu aquário é obviamente a questão mais importante do process.

Quando fizer a mudança dos seus novos hóspedes, prepare o aquário, enchendo-o com um copo, para evitar que a pressão da água desloque a decoração.

Depois ligue o termóstato, o aquecedor e a bomba de ar, e deixe a água repousar cerca de 24 horas, para eliminar o cloro.

Ao colocar os peixes, faça-o devagar, introduzindo o saco em que os transportou dentro da água e aos poucos vá abrindo o saco, para que se habituem à temperatura e não entrem em choque.

A limpeza

A limpeza deve ser feita aproximadamente de dois em dois meses. No entanto o filtro deve ser limpo de duas em duas semanas e o vidro com alguma frequência.

Nunca utilize detergentes. Opte sempre por preparados de desinfeção próprios.

A magia do fundo do mar na sua sala para dar sorte

Agora que já sabe as principais questões para montar o seu aquário, recrie um pouco da magia do mar num lindo aquário na sua sala.

Fique ainda a saber que os chineses não dispensam este tipo de decoração, quer pela calma que invoca, quer como um talismã para dar sorte.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]