Feira das Vaidades de William Thackery da Publicações Europa – América
Feira das Vaidades
Uma sociedade à beira da guerra contra Napoleão. Duas jovens tão diferentes quanto podem ser. A feira das vaidades de uma sociedade que podia ser a actual.
Emily e Rebecca são duas jovens cujo destino é de todo diferente, com uma única semelhança: são alunas do mesmo colégio. Mas enquanto Emily é idolatrada pela sua fortuna e pelo seu modo bondoso de ser, a outra é desprezada pela falta de ambos estes atributos, sendo como é uma órfã. Mas esta não deixa os seus dotes por mãos alheias e tudo fará para alcançar a posição social com que sonha.
O fim dos estudos lançam-nas para a vida de uma sociedade que não perdoa a bondade e o amor, mas que fecha os olhos a todos os defeitos desde que estes estejam disfarçados pelo dinheiro, ou pela aparência de que este existe.
O relato de duas vidas em torno das quais se regulam muitas outras, onde podemos ver as alegrias e as tristezas causadas pelo poder e pelo dinheiro, os aborrecimentos do amor e da dedicação e a total estupidez de um mundo que é feito apenas de aparências.
Um relato de uma sociedade que podia muito bem ser a actual, em que William Thackery traça excelentes caricaturas de personagens e com mestria, um retrato dessa mesma sociedade. ‘A Feira das Vaidades’ foi o primeiro romance do autor, em 1847, publicado na altura em forma de fascículos e que teve uma imediata reacção positiva do público, de alguma forma retratado neste romance.
Thackery revela ainda outra posição, uma defesa sem limites dos direitos das mulheres e defesa destas face às imposições da sociedade. Mesmo que tenha acompanhado a excelente série que passou na televisão, não perca este romance, que embora grande dá prazer em ler quase de seguida, provocando sorrisos e muita meditação, em mais uma edição da Europa-América.