O Critério das Moscas de Luís Manuel Ruiz da Editora Quarteto
O Critério das Moscas
Lançado pela Editora Quarteto, Luís Manuel Ruiz é o mentor desta complexa história, onde o passado e o presente se fundem numa mesma realidade que é dominada pela amnésia.
Um acidente de automóvel. Perigo. Amnésia. Ameaças. Desconhecidos. Esquecimento. Moscas. Este poderia ser, de forma sintetizada, o percurso de Matías Belaval. Um homem cujo acidente de automóvel o condenou ao esquecimento: amnésia. E, desse apagar de memórias, surgiram coisas estranhas!
Matías Belaval, especialista em filosofia do Renascimento, está a ser ameaçado. Não conhece as pessoas, não sabe quem são, o que pretendem, mas o certo é que todas essas pessoas que o ameaçam andam a perturbar-lhe a sua vida. Para que ele descubra o que realmente está a suceder vai ter que fazer uma profunda viagem até ao seu passado.
As suas únicas ajudas na reconstrução dos tempos de outrora, e que agora não recorda, vão ser uma antiga aluna e as moscas. Aprendendo a falar o idioma destes insectos, Matías vai seguindo os estranhos conselhos das moscas. Mas, revelar-se-ão ‘elas’ uma ajuda importante, ou apenas mais uma fantasia de Matías?
Luís Manuel Ruiz é o autor do livro, e foi ele o vencedor do Prémio Novela Curta da Universidade de Sevilha. Uma história complexa, bem escrita, que obriga o leitor a uma atenção extrema.
De realçar a fluidez da escrita, num livro de fácil leitura, onde o passado se entrelaça, sem pedir permissão, com a estranheza do presente.