O deus selvagem – um estudo sobre o suicídio de A. Alvarez

1919
Deus Selvagem
Deus Selvagem
- pub -

O deus selvagem – um estudo sobre o suicídio de A. Alvarez da Editorial Presença.

O deus selvagem

A. Alvarez escreve esta fabulosa obra agora editada pela Presença que vem a ser um testemunho histórico e pessoal sobre um tema controverso e actual, que é uma abordagem absolutamente inovadora nesta área de estudo.

Quando a relação entre a vida e a morte se desequilibra, a existência é posta em causa. O suicídio é uma temática recorrente que atravessa todos os tempos. Inspirou escritores, poetas, movimentos artísticos, assumindo pela primeira vez com Émile Durkheim uma consciência social.

. pub .

No tempo dos romanos era considerado um acto de consagração, no século VI D.C. a Igreja considera-o um crime e na Idade Média é uma afronta aos Deuses. Na tentativa de analisar a influência que o suicídio provocou na literatura ocidental, A. Alvarez parte da Idade Média, atravessa o Renascimento e o Dadaísmo e concentra-se no período Moderno.

Este livro é um excelente trabalho de investigação e reflexão, e inclui um relato autobiográfico – o autor conta a dramática tentativa de suicídio dele próprio e de uma amiga, a poetisa Sylvia Plath.

Uma abordagem corajosa sobre o mistério da vida, mistério afinal comum a todos nós, e que evidencia a crueldade a que por vezes o acaso nos conduz.

- pub -

A. Alvarez (1929), nasceu em Londres. Foi Professor em Oxford, crítico e editor de poesia no jornal Observer. Autor de uma vasta obra poética recebeu em 1961 o Vachel Lindsay Prize for Poetry , publicando em 1971 O Deus se/vagem- Um Estudo Sobre o Suicídio.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -