Exposição Sobre Cerâmicas de Timor em Lisboa

1546
Exposição Sobre Cerâmicas de Timor em Lisboa
Exposição Sobre Cerâmicas de Timor em Lisboa

Exposição Sobre Cerâmicas de Timor em Lisboa

Timor tem uma cultura e tradições específicas que durante muito tempo foram apagadas da memória do mundo. De diversas coisas ainda inacessíveis, a cerâmica é um dos artefactos que pode contemplar. A 1ª Exposição sobre Cerâmicas de Timor está patente no Centro Científico e Cultural de Macau há já algum tempo, e aí permanecerá até ao mês de Junho. Utilizando a cerâmica é possível encontrar traços de uma cultura muito própria e rica, ainda que durante muito tempo tenha estado acorrentada e prisioneira de poderes dos quais se conseguiu libertar.

A mostra de cerâmica tem como intuito dar a conhecer aquilo que de mais belo se encontra na cerâmica timorense, assim como também aproveita para evidenciar a forte ligação que durante tanto tempo ligou timorenses e macaenses. A cerâmica evidencia também a arte no sentido alusivo às crenças, histórias, contos e mitos populares, que se conseguem encontrar em muitos objectos.

Assim, descobre-se através da cerâmica as raízes de um povo que vive também da tradição popular e da força das tradições do passado, tal como outro povo de qualquer parte do mundo. A 1º Exposição sobre Cerâmicas de Timor em Lisboa revela também o interesse dos portugueses pela cultura timorense. Portugal, que esteve sempre ao lado desta luta pela liberdade, não podia deixar passar esta oportunidade. Manter vivos os ícones e símbolos daquele povo, seja numa peça de cerâmica ou qualquer outra forma de apresentação, é primordial para qualquer cultura. Timor não é excepção!

O Centro Científico e Cultural de Macau mostra a todos os interessados esta exposição rica e vasta em objectos de cerâmica que foram devidamente conservados ao longo do tempo. Num único espaço encontram-se peças de olaria de diversos museus portugueses e de colecções particulares, na quase totalidade do espólio oleiro de Timor. Desde 10 de Novembro e até 30 de Junho pode contemplar esta 1ª mostra de cerâmica timorense no Centro Científico e Cultural de Macau.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]