Uma Mulher de Sucesso – Engª Graça Silvério Marques

1582
Graça Silvério Marques
Graça Silvério Marques

Quer os seus sonhos estejam ou não ligados à área da Internet, a hipótese de que com força de vontade e dedicação tudo pode acontecer, é uma possibilidade perfeitamente concretizável diz a Engª Graça Silvério Marques.

Licenciada em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, a Engª. Graça Silvério Marques é actualmente, Assessora da Administração da Telepac. Iniciou a sua carreira profissional com um estágio na Olivetti e passou pela área das telecomunicações na General Electric, até chegar à Telepac há cinco anos atrás. A Mulher Portuguesa foi conhecê-la melhor…

Graça Silvério Marques

Esteve desde o início ligada à parte dos Serviços Electrónicos na Telepac, mas com a explosão da Internet há um tempo atrás, apercebeu-se que “Estava no sítio errado.” Fascinada com o mundo da Internet, ficou ligada à área das vendas empresarias, passando mais tarde a trabalhar directamente com a direcção da Telepac, desenvolvendo parcerias estratégicas e protocolos.

Num mundo liderado por homens, Graça Silvério Marques recorda: “Na altura em que tirei o curso, eramos cerca de dez mulheres. De início, nem gostei muito do curso. Só a partir do 3º ano, é que comecei a ficar verdadeiramente motivada.”

Actualmente, numa área um pouco diferente das telecomunicações, curso que tirou no Instituto Superior Técnico, Graça Silvério Marques salienta que: “O curso permite uma aptidão, bases e bagagem para trabalhar, mas o meu trabalho não está baseado naquilo que estudei durante todos esses anos.”

Extremamente ligada a empresas da PT Multimédia, a sua função na Telepac exige muito de si, mas houve alturas em que o trabalho teve que ficar para segundo plano, ” Eu fui sempre trabalhando e adquiri posições nas empresas. Quando tinha um filho voltava a trabalhar, e isso era quase como se começasse do zero.”

Sentindo-se penalizada em determinadas alturas, Graça Silvério Marques confessa: “Senti um pouco de discriminação quando tinha os meus filhos. Uma pessoa acaba por sentir um mau ambiente, quando se tem que ausentar porque eles estão doentes. Os colegas chegam a julgar que nos estamos a relaxar, mas isso não é verdade.”

Esta Assessora da Administração da Telepac, esteve sempre empenhada no seu trabalho, embora nunca menospreza-se as suas funções na empresa. Porém, ser mãe e profissional, exige muito de qualquer pessoa: ” Atingir o equilíbrio é complicado. Eu tenho muito apoio da minha mãe e da minha empregada. A primeira porque cuida dos meus filhos e a segunda, porque gere a casa. Se elas não existissem, não sei como seria.”

Apaixonada pelos seus quatro filhos, mas também pelo seu trabalho, Graça Silvério Marques, opina: “Eu pessoalmente, julgo que é muito importante a mulher trabalhar, porque também faz parte do seu equilíbrio.” Nos escassos tempos livres, aproveita para se distrair um pouco: “Faço ginástica à hora de almoço e, às vezes, jogo Golf com o meu marido, embora ainda esteja a aprender. Como o meu marido também viaja muito, vou passar alguns fins de semana fora, para estarmos os dois sózinhos.”

De voz calma e ponderada, Graça Silvério Marques confessou à nossa revista o seu sonho: ” Voltar a África. Em primeiro lugar, porque nasci em Cabo Verde e depois, foi em terras de África que passei a minha infância. Estive lá há um tempo, e todos aqueles lugares produziram em mim, uma experiência muito positiva. Arrepiei-me toda!”.

Nunca esquecendo o seu lado profissional, declara que: “Nós temos sempre mais para dar, e temos que nos desafiar a nós próprios. Agora, tenho a sensação que as minhas limitações são menores, até porque os meus filhos já estão mais crescidos. De certeza, que tenho a possibilidade de dar muito mais.”

Numa manhã, a Mulher Portuguesa foi entrevistar esta profissional da Telepac e no edifício da empresa, ali para os lados de Miraflores, deixou-a embrenhada no seu trabalho. Um exemplo de, como ser mãe e ter uma carreira de sucesso, é perfeitamente possivel. Aliás, os sonhos profissionais vão ainda mais longe: “Um dia, acho que vou ter uma empresa nesta área. Isso era o que eu realmente gostava.”

Quer os seus sonhos estejam ou não ligados à área da Internet, a hipótese de que com força de vontade e dedicação tudo pode acontecer, é uma possibilidade perfeitamente concretizável. O exemplo desta persistência, tem um nome: Graça Silvério Marques.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]