Fátima sem segredos, um mito aos olhos do povo!

991
Cronistas da MulherPortuguesa
Cronistas da MulherPortuguesa

…a irmã Lúcia se mantém fiel aos pedidos de Nossa Senhora ou se vamos ter que esperar mais 40 anos para termos uma Fátima sem segredos ou será que iremos em breve saber toda a verdade.

Fátima sem segredos

A Terceira Parte do Segredo de Fátima foi finalmente revelada. Longínqua das expectativas que tamanho mistério implicava, a leitura do Segredo de Fátima deixou boquiabertos de entusiasmo alguns, e caiu como uma luva de simplismo a outros. Os segredos que estão por detrás do próprio Segredo de Fátima são agora uma autêntico mistério…

No dia 26 de Junho foi revelada a Terceira Parte do Segredo de Fátima, a partir de uma conferência de imprensa em pleno Vaticano. Religiosamente guardado durante anos a fio e escrito pela irmã Lúcia, em terras espanholas, a revelação do Segredo suscitou ainda mais dúvidas do que aquelas que anteriormente já existiam. Do Segredo consta uma figura, que apareceu na primeira visão, à qual foi associada a imagem do Papa. Todavia, as certezas não parecem ser as mais convincentes.

Da versão original do texto consta a imagem de um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda, e que com a mão direita apontava para a terra aclamando Penitência. Do Segredo faz também parte um Bispo vestido de branco, sacerdotes e uma grande cruz no alto de uma montanha. Um homem vestido de branco atravessou uma cidade meia em ruínas, e quando atingiu o cimo do monte foi morto por um grupo de soldados através de tiros e flechas.

Todas as pessoas que o seguiam, ligadas à igreja ou não, foram morrendo e apenas dois anjos, um em cada braço da cruz, se mantiverem com um regador de cristal na mão. Era nestes que recolhiam “o sangue dos Mártires e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus”.

Esta é a essência da Terceira Parte do Segredo de Fátima. Vozes levantam-se altivas para realçar que, esta foi a visão antecipada daquilo que o atentado ao Papa João Paulo II, no ano de 1981, poderia ter provocado. Outras vozes elevam-se para afirmarem o lado demasiadamente simplista daquilo que se esperava ser uma verdadeira revelação. No íntimo do Segredo não houve nenhuma revelação, porque o segredo de Fátima já era mais que esperado e ao mesmo tempo já era exageradamente aguardado para constituir uma verdadeira “bomba”.

Estará ou não o Segredo totalmente revelado? Por trás das palavras proferidas pela irmã Lúcia, e depois escritas para papel em 1944, haverá algum ingrediente misterioso que falte na composição deste banquete de segredos de aparições?

A facilidade com que se vestiu de explicações este Segredo, declarando que o mesmo se tratava de uma premonição do atentado do actual Papa, é incrivelmente impulsiva e sem grandes enredos de complexa decifração para que se possa de imediato acreditar que não há segredos ainda a guardar.

Limpo de códigos, ausente de controvérsias e repleto de simplismo, quase em jeito de aula catolicista, a Terceira Parte do Segredo de Fátima acabou por deitar abaixo as expectativas de muitos fiéis e do mundo inteiro.

A própria versão original do texto está carregada de dúvidas de autenticidade da totalidade das suas palavras, devido às circunstâncias e à roupagem oferecida às traduções dessas mesmas palavras. Demasiadamente esperadas. Demasiadamente previsíveis.

Se Fátima carrega com Ela os segredos das suas visões, se a irmã Lúcia se mantém fiel aos pedidos de Nossa Senhora ou se vamos ter que esperar mais 40 anos para se saber toda a verdade, como tivemos que esperar para saber a Terceira Parte do Segredo, não sei!

O que sei é que Fátima guarda os seus segredos, mas para nós, meros membros do povo, Fátima aparenta não ter segredos. Fátima sem segredos, um mito aos olhos do povo!

Cronista Ana Amante

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]