Vai aonde te leva o coração de Susanna Tamaro

1754
Vai aonde te leva o coração de Susanna Tamaro
Vai aonde te leva o coração de Susanna Tamaro
- pub -

Histórias que se entrelaçam, gerações cruzadas, mas ao mesmo tempo distantes, e episódios reais conservados na mente. Estes são os ingredientes do livro, Vai aonde te leva o coração, de Susanna Tamaro.

Vai Aonde te Leva o Coração

É o nome de mais um livro de Susanna Tamaro, escritora já conceituada no mundo da literatura e que tem vindo a conseguir reunir leitores fiéis nas suas histórias. Já com um enorme êxito em outros países, como foi o caso de Itália, chegou a vez de Portugal ter acesso a este romance célebre. Susanna Tamaro foi a mente que deu vida a esta história ou, se quisermos, a este conjunto de pequenos episódios.

Vai Aonde te Leva o Coração fala de mulheres. Não é que seja um manual de feministas ou de mulheres vencedoras nos combates da vida, mas é simplesmente um livro onde as mulheres contam e recordam. Trata-se da história de três mulheres, que se inscrevem em gerações diferentes, mas com laços muito fortes de vivência comum entre elas.

Escrito em forma de pequenos recortes da vida e sem seguir uma ordem temporal precisa, Vai Aonde te Leva o Coração fala de amor, do amor carnal homem-mulher, do amor baseado no carinho e na dedicação, amor por si próprio, pelos outros e amor pela humanidade.

Três mulheres esboçam as suas realidades passadas, os seus sonhos, triunfos, conquistas, as suas mágoas, desejos e a saudade de outros tempos que não regressam jamais. As mulheres quase que comunicam entre si, rodeadas pelas diferenças temporais, mas unidas por sentimentos semelhantes que só o íntimo feminino consegue perceber.

Há um género de misto de sensações confusas, inexplicáveis, e uma enorme vontade de corrigir os erros, de perceber as falhas e elevar os momentos positivos. Não se percebe muito bem o que foram ou quem são, pois o que importa é o que guardam dentro de si.

- pub -
. pub .

Susanna Tamaro conseguiu com este livro demonstrar a profundidade dos sentimentos humanos e as relíquias que a mente esconde cuidadosamente. Com a tradução a cargo de Maria Jorge Vilar de Figueiredo, Susanna Tamaro conseguiu desdobrar os pormenores e fazer de todos eles momentos únicos, através de uma escrita viva, muito peculiar, clara e precisa.

Transparecendo os recantos da memória destas três mulheres, as recordações estão alojadas em datas que revelam o dia e o mês, não perdendo nunca as palavras o impacto e o ritmo que Susanna Tamaro tão bem lhes atribui.

Vai Aonde te leva o Coração é o título ideal para um livro onde o coração descansa sob a memória que as palavras transportam…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -