Um Herói Discreto de Aristides Teixeira

1604
Um Herói Discreto
Um Herói Discreto

Um Herói Discreto de Aristides Teixeira da Editorial Minerva

Um Herói Discreto

‘Espero que o meu pai me perdoe por eu tornar público 89 anos de discrição, ao dar à estampa os seus registos de afectos – traçados sem preocupações literárias e ou históricas – que valem a pena ler, reter e repensar.’

Esta é a homenagem que Aristides Teixeira, autor do livro, presta ao seu pai, o herói discreto que viveu a revolução de Abril e os tempos de resistência anti-fascistas da forma como fez toda a sua vida, discretamente.

Com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues, o livro editado pela Editora Minerva é o relato de alguns pontos da vida de Eleutério Teixeira, através de apontamentos do próprio e memórias recolhidas pelo filho, que vão do nascimento em Cabo Verde, do diário começado em 1954 até 1998 que não conta apenas a vida de um homem, mas reflecte também as datas de alguns dos momentos mais impressionantes para Portugal , escritos por um homem que se mostrou sempre atento ao que o rodeava.

Na sessão de lançamento do livro, estiveram presentes nomes ligados à revolução de Abril, como Mário Tomé, Vasco Lourenço, Vasco Fernandes, da União de Resistentes Anti-fascistas, Iva Delgado entre outros. Aristides Teixeira não deixou de referir um certo esquecimento que aconteceu como o nome do pai, lamentando que a comunicação social também não tenha participado no evento.

Memórias para ler e pensar, revivendo ao mesmo tempo alguns dos momentos mais importantes para Portugal. Mais do que um diário, relato de uma vida, é um livro da História recente do nosso país.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]