Sei tomar conta de mim de Jane Goldman

829
Sei tomar conta de mim de Jane Goldman
Sei tomar conta de mim de Jane Goldman

Sei tomar conta de mim, um guia actualizado e prático, dedicado a pais e filhos, que não deve ignorar. Porque a segurança, deve sempre estar, em primeiro plano…

A idade das dúvidas, da primeira paixão, do primeiro copo, da primeira discussão com os pais. A idade da dificil distinção entre o certo e o errado, do gosto pela aventura, do vamos fazer para só depois, se pensar no mal que se causou. “Sei tomar conta de mim”, o manual da segurança e da conduta correcta, para todos os jovens.

Os mais velhos, não compreendem os filhos. Não percebem para que precisam eles de pintar o cabelo, ou de levar horas com os seus amigos ao telefone, quando estiveram o dia inteiro com eles na escola. São dúvidas e receios, que os pais não conseguem evitar.

Sei tomar conta de mim

Jane Goldman, escreveu este livro da Editorial Presença, a pensar nos mais jovens. Um manual de uma utilidade tremenda, não só para os filhos como também, para os pais. Das festas e das saídas nocturnas, até à identidade pessoal de cada um, este livro é um esboço detalhado de todos os ingredientes, que compõem os caminhos da adolescência.

Quando um jovem, rapaz ou rapariga, mas principalmente no segundo caso, quer sair à noite, os pais ficam sempre preocupados. Bombardeiam os filhos de perguntas, às quais, eles nem sempre gostam de responder. O essencial é saber onde vai estar o seu filho, e como ele regressará a casa.

As festas implicam sempre eventuais consumos de álcool ou drogas. Os jovens devem ter cuidado, para saber o que estão a ingerir. Acima de tudo é importante saber dizer, “Não!”.

O sexo, o àlcool e a droga, marcam muitas vezes, o seu início, logo na adolescência. Hoje em dia, arranja-se droga facilmente e, em qualquer estabelecimento se serve álcool, a menores de dezasseis anos. O sexo, é outra coisa à qual, o jovem só deve corresponder se, se sentir preparado.

Os cuidados a ter com as boleias ou andar de transportes públicos, é outra das componentes que o livro “Sei tomar conta de mim”, foca exausivamente. As atitudes em casa e no ambiente escolar, são também aqui realçadas. A educação, em qualquer um destes locais é algo de muito importante, que define as linhas futuras de desenvolvimento do adolescente.

Aprender a lidar com situações inesperadas como assaltos ou mesmo assédios sexuais, implica uma grande coragem e perspicácia, que o jovem deve possuir, caso seja perturbado súbitamente, em algum momento de maior risco.

Os grupos na escola são importantes, para que o adolescente conviva e aprenda a comunicar com outras pessoas. É nesta altura que a personalidade se começa a desenvolver, ainda timidamente. É importante saber qual o motivo que leva o jovem a agir de certa forma e não, a seguir outro caminho.

Destes pequenos sub-mundos e de outros problemas que afectam os jovens, fala o livro de Jane Goldman, “Sei tomar conta de mim”. Um guia actualizado e prático, dedicado a pais e filhos, que não deve ignorar. Porque a segurança, deve sempre estar, em primeiro plano…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]