Portugal Ainda de Paula Caetano e Rui Vasco

895
Portugal Ainda
Portugal Ainda

Portugal Ainda de Paulo Caetano e Rui Vasco da Bizãncio

Portugal Ainda

Um olhar sobre o Portugal que ainda existe, as suas tradições e as suas gentes.

Um jornalista e um fotógrafo, Paulo Caetano e Rui Vasco, partiram à descoberta de um Portugal que se esconde nas fraldas das serras ou se espraia pelas planícies alentejanas, mas que está lá, bastando para tal saber ver.

Do Minho ao Algarve, este é um olhar profundo acerca da cultura portuguesa, mas acima de tudo, da sua riqueza natural e biológica. Neste livro pode encontrar os flamingos do Tejo, os burros do Algarve, os cães pastores, os veados de Mértola, os falcões de Alter do Chão (que estiveram presentes na cerimónia de lançamento do livro).

E ao mesmo tempo pode realizar viagem visual pelos cultos dos nossos antepassados com a arte megalítica do Alentejo, os rituais de iniciação de Montesinhos e as chegas de bois, à tradição sempre renovada da matança do porco, não esquecendo a arte paleolítica de Vale do Côa.

As imagens captadas são de uma força extraordinária, e os textos, de forma simples, acompanham o que os olhos vêem. E a acompanhar cada capítulo um resumo turístico da zona, com os pratos típicos da sua gastronomia, as festas, e os melhores acessos para se deslumbrar com estes recantos ainda puros das paisagens portuguesas.

A cerimónia de lançamento decorreu num dos espaços mais bonitos de Lisboa, também ele com uma tradição cultural, a Casa do Alentejo, onde se esperava a presença de Manuel Alegre, autor do prefácio do livro, mas que por motivos de doença não pôde estar presente, embora tenha enviado algumas palavras sobre o livro, considerado por este autor como ‘um acto de amor’.

Para apresentar o livro esteve Urbano Tavares Rodrigues, que o considerou ‘um livro admirável a diversos títulos, um grito de defesa de valores muito portugueses, numa altura em que o mundo se transforma num centro comercial’.

Uma aventura no nosso país, editada pela Bizãncio, que pode saborear no remanso da sua casa, e também uma oferta especial para alguém neste Natal.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]