Peter Pan de James Matthew Barrie

1115
Peter Pan
Peter Pan

Peter Pan é um dos clássicos imortais da literatura universal. Escrito por James Matthew Barrie em 1904, como peça teatral, o autor estava longe de sonhar o sucesso que a sua obra iria alcançar. Este fabuloso título está inserido na Colecção Grandes Clássicos do Século XX da Editorial Europa-América.

Peter Pan

Triunfo da infância heróica sobre o mundo adulto, no livro transparece sobretudo a relutância humana em enfrentar a mudança e o desejo de sermos todos eternas crianças.

A Galeria de personagens é inesquecível:

  • Peter Pan, o rapazinho que não queria crescer e que achava que as mães só servem para contar histórias;
  • a cintilante fada Sininho, descarada, endiabrada e ciumenta;
  • o sinistro capitão Gancho, cuja mão direita fora decepada e substituída por um gancho;
  • Wendy, a menina a quem Peter pan ensinou a voar para que pudesse acompanhá-lo à Ilha da fantasia, onde seria mãe de todos os rapazes perdidos;
  • o temível crocodilo, fonte de informação horária na ilha;
  • e, enfim, a própria Ilha da Fantasia, habitada por sereias, peles-vermelhas, fadas, piratas e aves encantadas.

Inúmeras vezes encenada, passada a cinema e a televisão, a versão mais conhecida é a de Walt Disney, sendo a mais fiel à obra de Barrie a de 2004.

Sir James Matthew Barrie (1869-1937) foi bem sucedido dramaturgo e novelista escocês. Iniciou a sua carreira como jornalista em Edimburgo e Londres e os seus escritos desta altura, onde esboçava episódios da vida na Escócia, trazem-lhe o primeiro sucesso quando são compilados em 1888.

Quatro anos mais tarde, surge o reconhecimento como dramaturgo de sucesso que o acompanhará até ao final da vida. Peter Pan, inicialmente escrito para teatro, é disso um bom exemplo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]