Os Primeiros Anos de Escola de Holly Bennett e Teresa Pitman

1289
Os Primeiros Anos de Escola
Os Primeiros Anos de Escola

Os Primeiros Anos de Escola de Holly Bennett e Teresa Pitman da Temas e Debates

Os Primeiros Anos de Escola

Holly Bennett e Teresa Pitman decidiram escrever este livro que pode servir de base para muitos pais, que têm filhos entre os 6 e os 8 anos, e que estão agora a iniciar a sua etapa escolar.

O momento em que os filhos vão para a escola e, os seus primeiros anos escolares, constituem sempre uma enorme dor de cabeça aos pais. Em primeiro lugar, há crianças que não se adaptam muito bem ao ambiente escolar, por causa da separação com os seus pais.

Assim, é possível que seja necessário uma maior aproximação e uma explicação clara da parte dos pais, para que percebam a necessidade imprescindível que se aproxima: ir estudar para a escola.

Nos primeiros anos de actividade escolar é também a altura propícia para as crianças começarem a gerir aquilo que recebem, e passarem a tomar consciência das suas responsabilidades. O que sucede é que, é habitual os pais darem algum dinheiro aos filhos.

Como tal, as crianças devem perceber o verdadeiro sentido de responsabilidade monetária, entre outros, e a forma como devem gerir as suas economias. Os amigos começam também neste período, entre os 6 e os 8 anos, a ter outro papel nas suas vidas. Começam as pequenas confidências e a lealdade entre todos eles, e isso os pais não podem evitar.

Os pais começam a aperceber-se de uma intensa transformação nos filhos. Ainda que de início não pareçam concordar com as exigências das crianças, acredite que esta transformação acontece com todos eles. Por isso, o livro Os Primeiros Anos de Escola foca estes parâmetros habituais, mas nem sempre compreendidos e bem aceites pelos pais.

Dividido por sectores e por etapas, Os Primeiros Anos de Escola aprofunda cada factor e pormenor que anteriormente referimos. No fundo, o livro trata-se de um guia para todos os pais, ensinando-os a conhecer e a lidar melhor com as alterações que ocorrem à sua volta.

Mas, os pais continuam a ter sempre um papel importante na educação das crianças, devendo sempre questioná-los sobre os seus dias, a forma como se sentem, os seus medos e alegrias. A chave de tudo é uma boa comunicação. Sem usar um tom inquisidor ou autoritário, os pais devem falar com os filhos de maneira calma e amigável.

Assim, não só os filhos terão que aprender as componentes que caracterizam a vida dos mais velhos, como também os pais devem estar educados para o crescimento e evolução psicológica dos seus sucessores. Acima de tudo é preciso que ambas as partes estejam devidamente educadas.

É desta educação para os pais, conhecendo abundantemente o mundo dos mais pequenos, que Os Primeiros Anos de Escola fala e retrata detalhadamente. Holly Bennett e Teresa Pitman são as autoras destas pequenas dicas e curiosidades úteis a todos os pais, com filhos entre os 6 e os 8 anos de idade.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]