Os Filhos de Húrin de J. R. R. Tolkien

1099
Os Filhos de Húrin
Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin de J. R. R. Tolkien da Publicações Europa América

Os Filhos de Húrin

As mais antigas versões desta história remontam ao final da primeira Guerra Mundial e aos anos que se seguiram; mas, muito depois, quando O Senhor dos Anéis estava terminado, ele escreveu-a de novo fê-la crescer grandemente em complexidade: ela tornou-se a história dominante no seu trabalho final sobre a Terra Média. Mas o meu pai não consegui levá-la a uma forma final e acabada. Neste livro, tentei construi, após um longo estudo dos manuscritos, uma narrativa coerente, sem qualquer intervenção editorial. Christopher Tolkien

Num tempo muito remoto, muito, muito antes dos tempos de O Senhor dos Anéis, um grande país se estendia para além dos Portos Cinzentos a Ocidente: terras por onde outrora caminhou Barba de Árvore mas que foram inundadas no grande cataclismo com que findou a Primeira Era do Mundo.

Nesse tempo remoto, Morgoth habitava a vasta fortaleza de Angband, o Inferno de Ferro, no Norte; e a tragédia de Túrin e a sua irmã Niënor desenrola-se sob a sombra do medo de Angband e a guerra forjada por Morgoth contra as terras e cidades secretas dos Elfos.

As suas breves e apaixonadas vidas foram dominadas pelo ódio que Morgoth lhes devotou como filhos de Húrin, o homem que ousou desafiá-lo e zombá-lo na sua própria face. Contra eles, enviou o seu mais formidável servidor, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um tremendo dragão de fogo.

Nesta história de conquista brutal e evasão, de esconderijos em florestas e perseguição, de resistência apesar do desespero, o Senhor Negro e o Dragão revelam-se de forma sombriamente articulada. Sardónico e trocista, Glaurung manipulou os destinos de Túrin e Niënor com mentiras e astúcia e perfídia diabólica — e a maldição de Morgoth foi cumprida.

J. R. R. Tolkien nasceu em 3 de Janeiro de 1892 em Bloemfontein. Depois de servir na primeira guerra mundial, Tolkien embarcou numa distinta carreira académica e foi reconhecido como um dos melhores filólogos do mundo.

Contudo, é mais conhecido como o criador da Terra Média e o autor de extraordinárias obras de ficção como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e Silmarillion. Os seus livros estão traduzidos em mais de 40 línguas e têm vendido muitos milhões de exemplares por todo o mundo.

Tolkien morreu em 1973 com 81 anos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]