Os Europeus de Henry James

1097
Os Europeus
Os Europeus

Os Europeus de Henry James da Publicações Europa-América

Os Europeus

Um retrato da condição humana que, embora passado no século passado, tem uma componente bastante actual. Felix e Eugénia, dois irmãos, encontram-se na América para tentarem refazer a sua vida e procurarem parentes afastados.

Felix acompanha a irmã, uma mulher dominadora e que sabe bastante bem o quer, para evitar que se proceda ao seu divórcio com um príncipe alemão. Mas a procura destes dois seres é muito diversa.

Enquanto Eugenia, baronesa Munster e uma mulher com uma inteligência vivaz e uma forma de encarar o mundo muito fria, quer garantir uma posição sólida na sociedade, depois do erro que foi o seu casamento, Felix, mais inocente e que apenas deseja poder desenhar em paz, procura apenas o amor.

A chegada destes estranhos visitantes aos subúrbios de Boston, onde residem os primos afastados, a família Wentworths é vista com alguma desconfiança, mas depressa alguns dos membros se mostram reticentes em grandes aproximações.

Mais alarmante para alguns dos membros da família e amigos é a forma como a brilhante Eugenia se impõe às suas jovens e impressionáveis primas e ao seu vizinho mundano, Robert Acton.

Conseguiram os espíritos bondosos e gentis das duas jovens americanas domar e fazer assentar Eugenia, fazendo-a assimilar os princípios dos familiares de Nova Inglaterra ou serão envolvidas num redemoinho de gostos pueris e destabilizadores? Apenas depois de ler mais esta obra de Henry James, publicada pela Europa-América na colecção ‘Livros de bolso’.

Henry James nasceu em Nova Iorque no ano de 1843 e tinha antepassados irlandeses e escoceses. Com uma educação cosmopolita, percorreu várias capitais europeias e estudou na Faculdade de Direito de Harvard.

Passou então a residir essencialmente na Europa, primeiro a escrever artigos de opinião, crítica de livros e contos para periódicos americanos e mais tarde vários romances. Imbuído da causa britânica na primeira guerra mundial, James viria a neutralizar-se, em 1915, cidadão britânico, falecendo um ano mais tarde.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]