O talentoso Mr. Ripley de Patricia Highsmith

1218
O Talentoso Mr. Ripley
O Talentoso Mr. Ripley

Mudar de identidade é complicado, mas mais complicado é conseguir fazer com que o mundo inteiro acredite nesta farsa. Matar não é problema, e o Talentoso Mr. Ripley demonstra isso mesmo.

Patricia Highsmith é a autora do livro O Talentoso Mr. Ripley, uma obra prima que além de ser lida foi também motivo para servir de inspiração para o filme.

O Talentoso Mr. Ripley

Tom parecia ser um jovem correto e decidido, quando um Lord rico lhe solicitou que fosse dissuadir o seu filho Dickie, para regressar a casa dos pais.

Disfarçando bem a sua faceta nefasta, Tom parte para trazer o rapaz de regresso em troca de muito dinheiro. As coisas pareciam correr pela normalidade, e as dificuldades iniciais jamais fariam prever o desfecho final.

Marge, a companheira de Dickie, é também levada em toda a farsa e mentira de Tom, mesmo depois de suspeitar da sua pessoa. O Talentoso Mr. Ripley é a versão mais real de como uma pessoa consegue transformar toda a sua vida, em busca da posse desmedida de outra identidade. Tom procura um outro mundo, de luxo e de sucesso.

O desejo, para além do dinheiro, de possuir e ter a seu lado Marge, a companheira de Dickie, leva Tom a cometer as maiores loucuras.

Um homem louco e desequilibrado é o mínimo que se pode dizer de Tom. De famílias modestas, Tom encontra na vida de Dickie tudo aquilo que desejava para si. Tenta roubar-lhe tudo, vestir-se como ele, agir da mesma forma, e adopta para si a personalidade de Dickie.

Um romance empolgante e estranhamente envolvente, que leva o leitor a viajar na história, confundindo-o a cada instante.

Escrito objetivamente, relatando os factos e descrevendo as situações, O Talentoso Mr. Ripley é uma aventura emotiva de trocas de identidades passivas, sem conhecimento de causa de uma das partes, na qual as mortes e os assassínios se sucedem quase num ciclo vicioso.

Patricia Highsmith é a autora deste mistério, desvendado desde o início para os leitores, mas que os protagonistas não conhecem.O Talentoso Mr. Ripley, uma boa leitura para a adrenalina subir de imediato, após os primeiros tempos de envolvimento.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]