O Romance de Nostradamus – O Presságio

1258
O romance de nostradamus - o presságio
O romance de nostradamus - o presságio

Uma negra figura seguirá Nostradamus onde quer que ele vá como uma sombra, tentando arrebatar-lhe o segredo das suas visões abissais. Um romance de Valerio Evangelisti.

Michel de Nostredame nasceu na Proença nos primeiros anos do século XVI e tornou-se um dos mais conhecidos profetas de todos os tempos. Apesar da polémica que envolve o seu livro de profecias, escritas de forma cripticamente poética, muitos crêem confirmar nele factos já ocorridos, como o Império de Napoleão, o Holocausto e Hitler, e nela se alude a três guerras mundiais. Muitas dessas quadras parecem apontar para um terrível confronto entre Oriente e Ocidente.

Essa estranha figura do profeta fascinou um homem de múltiplos talentos, um dos mais conceituados escritores italianos da actualidade, que compõe as suas obras em vários registos, do fantástico à ficção científica, senhor de uma sólida formação clássica que lhe permite reconstruir também épocas passadas com a visibilidade do aqui e agora.

Valerio Evangelisti adverte-nos de que o seu romance não aspira à verosimilhança, mas garante que os episódios conhecidos da vida de Nostradamus foram escrupulosamente respeitados. Este é o primeiro volume de uma trilogia que acompanha a atribulada vida de um jovem judeu converso, que tinha sido iniciado pelo seu avô nos segredos da alquimia e da ciência cabalística, mas que, apesar da sua formação em Medicina, exerce a discreta função de farmacêutico, levando uma vida errante.

Ao longo deste romance encontraremos, num cenário de guerra, outros personagens históricos entre os quais Rabelis e Du Bellay. Uma negra figura seguirá Nostradamus onde quer que ele vá como uma sombra, tentando arrebatar-lhe o segredo da suas visões abissais. Considerado em Itália como uma romancista de primeiro plano e um dos autores mais criativos e originais, Valerio Evangelisti recebeu a mais alta distinção dentro deste género literário, o Prémio Urania.

Nascido em Bolonha, Valerio Evangelisti cursou Ciências Políticas. Possui uma paixão pelo cinema fantástico, pela fotografia, vive a história intensamente, e adora escrever. “Nicolas Eymerich, Inquisitore” é o nome do seu primeiro livro, e foi com esta obra que recebeu o mais importante galardão da literatura de ficção científica italiana – Prémio Urania, em 1995. Posteriormente, escreveu mais seis romances da saga de Eymerich, as três novelas que retratam a vida de Nostradamus agora em publicação pela Editorial Presença, entre muitos outros.

O autor recebeu ainda mais dois prémios franceses de literatura na década de noventa, sendo atualmente o escritor italiano de ficção científica mais divulgado e popular junto do público, e a sua reputação tende a crescer de dia para dia, sendo também considerado o líder da nova geração de autores italianos. “O Romance de Nostradamus – O Presságio” é mais um lançamento da Editorial Presença.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]