O Princípio da Atracção de Teresa Direitinho

908
O Princípio da Atracção
O Princípio da Atracção

O Princípio da Atracção de Teresa Direitinho da Oficina do Livro

O Princípio da Atracção

O Princípio da Atracção trata-se do primeiro livro escrito por Teresa Direitinho, um romance com a paisagem alentejana em fundo, onde se tenta desvendar os segredos do amor e amizade em sintonia com a metafísica do universo, da natureza das coisas e da ciência. Uma edição a cargo da Oficina do Livro. A não perder.

Ao enterrarem uma garrafa no olival de um monte alentejano, contendo dentro os seus desejos de adolescentes, Laura, Artur e David partem na demanda dos mistérios da amizade e do amor.

Poderão estes ser entendidos à luz das leis universais, aquelas que explicam os fenómenos físicos da terra e dos astros? Ou obedecer às regras de nobreza de que falavam as novelas medievais? Ou apenas inspirar-se nas melodias doces cantadas pela voz dos bardos?

Numa história que começa no verão de 1978 e se prolonga até ao final do século XX, saltando entre Portugal, a Inglaterra, algumas cidades da Europa, os Estados Unidos e a Austrália, acompanhamos as dúvidas e certezas ligadas ao processo de crescimento dos três personagens principais. Elas surgem-nos narradas pela voz de Laura, que, uma noite, ao olhar para os céus do Alentejo, descobriu uma ideia “cósmica” de felicidade, à qual talvez fosse possível chegar através do fascinante mundo da Astronomia.

É da sua relação com as estrelas, personificadas por dois jovens irmãos ingleses que regularmente passavam as férias num local chamado Monte dos Ciprestes”, que fala “O Princípio da Atracção”.

“Eu sabia bem o que era sonhar. Em tempos, vira estrelas cadentes no céu, interpretara musicais sobre searas (…) e até chegara a adormecer acreditando no mito do poder dos carvalhos. Sonhos eram sonhos e os meus tinham, talvez, de ser renovados.” – Extraído do capítulo “Um desvio para o azul”

Teresa Direitinho nasceu em Elvas, em Julho de 1965, onde viveu até aos 18 anos. Estudou Ciências Geofísicas na Faculdade de Ciências de Lisboa. Foi professora no 2º ciclo do Ensino Básico e fez coordenação de formação profissional na área de Multimédia.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]