O jejum e a festa de Anita Desai

818
O jejum e a festa
O jejum e a festa

O jejum e a festa de Anita Desai da Editorial Gradiva

O jejum e a festa

Duas culturas, duas pessoas, dois irmãos separados pelo seu sexo. A casa de uma família indiana virada para a tradição familiar de dar todas as oportunidades ao sexo masculino, e a encaminhar as filhas para o casamento, leva a que surjam rupturas.

Este novo romance de Anita Desai traça um retrato pungente do papel da mulher em culturas diferentes, com a super-protecção e o papel subalterno na Índia e as pressões da vida quotidiana dos dias de hoje de uma sociedade como a americana.

Na Índia, Uma e Aruna preparam-se para o casamento sob os olhos vigilantes dos pais. Uma é um espírito livre, mas que acaba por sucumbir aos desejos dos pais, embora nunca consiga casar, por diversas razões a que é alheia. Aruna é a menina do papá, que consegue realizar um casamento rico e que representa a nova sociedade indiana, por onde gira toda a parafernália de primos e tios.

Arun é o herdeiro masculino da família, com direito a todas as atenções e sendo o centro da vida de todos os da casa. Destinado aos estudos, é com grande tristeza que vê passar toda a sua infância e juventude ao lado.

Parte então para a América, para completar os estudos. E descobre que as famílias podem ser diferentes, mas igualmente destrutivas em qualquer ponto do mundo. A passar as férias de Verão na casa de pessoas amigas dos pais, Arun vai deparar-se com a barreira criada por aqueles que apenas olham para si, descobrindo que liberdade a mais é tão prejudicial como a falta dela.

Aterrando no seio de uma família que nada sabe sobre comunicar, que deixa uma filha a morrer de anorexia e uma mãe compradora compulsiva que se auto-destroi, “O jejum e a festa” marca com mestria as linhas opostas de culturas tão diferentes mas que se cruzam em muitos aspectos.

É a época dos excessos e das faltas, a época dos silêncios, que Anita Desai, uma das maiores escritoras contemporâneos capta com mestria, trazido até nós pela Editorial Gradiva.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]