O Grande Mago do Norte de Eva Ibbotsong

1019
O Grande Mago do Norte
O Grande Mago do Norte

O Grande Mago do Norte de Eva Ibbotsong da Editorial Presença

O Grande Mago do Norte

Editado pela Editorial Presença e com autoria de Eva Ibbotson,”O Grande Mago do Norte” é mais um lançamento a não perder, para todos os que apreciam livros de aventuras e fantasia.

Arriman, o Horrível, teve a sorte dos pais se aperceberem, ainda em tenra idade, que ele estava destinado a ser um grande e terrível mago, por isso, educaram-no da melhor maneira possível… para ser um grande e terrível mago.

Passados muitos anos, ele é o Grande Mago do Norte, tão maligno como convencido de todo o seu poder. No entanto, havia um problema crescente na vida de Arriman: ele estava cada vez mais aborrecido de estar sempre no mesmo sítio, a levar a mesma fastidiosa vida dia após dia.

Isto porque Arriman tem de esperar que o seu sucessor chegue e tome o seu lugar. Primeiro esperava pacientemente, depois cada vez com menos paciência, depois sem paciência nenhuma, e por fim em perfeito desespero.

Parece que a única solução para este problema é Arriman criar o seu próprio sucessor, casando-se com uma feiticeira. Aí nasce a questão do Grande Mago do Norte: que feiticeira escolher? Tem de ser uma feiticeira das redondezas, o que delimita as suas opções para um conjunto nada apelativo: as bruxas de Todcaster, todas elas horríveis, pestilentas e possuidoras de fortes conhecimentos de magia negra.

Mas entre as concorrentes encontra-se Belladonna, que participa apesar de saber que é escusado: por muito que tente fazer bruxaria negra, a única coisa que ela consegue produzir é magia branca, da mais pura e inocente.

Durante a competição Belladonna conhece Terence, um orfão, e Rover, a sua minhoca de estimação, e subitamente o caso começa a mudar de figura. No meio de grandes e tristes sinfonias e de enormes buracos negros criados pelas outras feiticeiras, Terence e Rover ajudam Belladonna a surpreender todas as concorrentes e Arriman em especial.

Escrito e publicado pela primeira vez em Inglaterra em 1979, onde se revelou desde logo um grande êxito de vendas, O GRANDE MAGO DO NORTE foi nomeado para o Carnegie Medal e é hoje, superado o teste do tempo, considerado pela crítica como um dos livros a não perder dentro do género que Harry Potter tornou, de novo, famoso.

Eva Ibbotson nasceu em Viena de Áustria em 1925, e com oito anos, foi viver para Edimburgo, na Inglaterra, onde tem vivido desde então. Autora de 10 títulos juvenis, muito dentro do género dos modernos contos de fadas (apesar dos ingredientes serem iguais aos das histórias de encantar de hoje e de sempre), Ibbotson contou com a ajuda infatigável dos seus três filhos para entender o que agradava mais às crianças.

Por isso optou por livros de fantasia, com fantasmas, feiticeiros, bruxas e mundos encantados, isto porque as personagens destes livros são, simultaneamente, iguais a todas as outras e bastante mais interessantes e invulgares.

Os seus livros já receberam nomeações e prémios vários: nomeação para o Carnegie Medal Book Award (Which Witch), para o Nestlé Smarties Prize ( The Secret of Platform 13) e para o Whitbread Book Award (Journey to the River Sea), na categoria de Best Children’s Book of the Year, prémio arrebatado por Philip Pullman, com o último título da trilogia Mundos Paralelos, já em publicação pela Presença. Foi a vencedora do Nestlé Smarties Book Prize de 2001 -Gold Award Winner, na categoria dos 9 aos 11 anos, com o seu último título em publicação, Journey to the River Sea.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]