O capitão de longo curso de Jorge Amado

1745
O Capitão de Longo Curso de Jorge Amado
O Capitão de Longo Curso de Jorge Amado

Do célebre escritor Jorge Amado, ‘Os Velhos Marinheiros ou O Capitão de Longo Curso’ vai já na sua 9ª edição. Uma edição das Publicações Europa América.

O Capitão de Longo Curso

Nascido no sul da Bahia, em 1912, Jorge Amado faleceu no dia 6 de Agosto de 2001, em Salvador. Tornando-se conhecido com os romances ‘Cacau’ e ‘Suor’, inicialmente, o escritor brasileiro armazenou no seu espólio literário obras de indiscutível nobreza e qualidade. Esteve preso, foi perseguido, exilou-se, mas nunca deixou de escrever.

Deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro, a sua vida enquanto escritor, nos primeiros tempos, não foi fácil. Rotulado de Comunista, muitos dos seus livros chegaram a ser apreendidos, queimados, por constituírem um atentado e provocação ao regime da época. Todavia, o seu destino literário estava há muito traçado.

Tornou-se mundialmente reconhecido pelas suas obras, após as mesmas terem sido traduzidas em mais de 30 línguas. Jorge Amado passou a ser, assim, o maior símbolo literário brasileiro. Sempre preocupado em projetar regiões do nordeste brasileiro, o escritor conserva no seu currículo grandes clássicos como: ‘Capitães de Areia’, Gabriela Cravo e Canela’, ‘Mar Morto’ ou ‘Dona Flor e seus dois maridos’.

‘Os Velhos Marinheiros’ ou ‘A Completa Verdade sobre as Discutidas Aventuras do Comandante Vasco Moscoso de Aragão, Capitão de Longo Curso’ ocupa também um destaque especial no espólio literário do escritor. Neste romance, Jorge Amado dá mostras da sua fonte de inspiração, criando figuras e personagens de relevo indiscutível.

Porém, e se por um lado a forma humana como as personagens são criadas é notória, é igualmente evidente a veia satírica, irónica e mordaz do escritor baiano. Primeiramente acoplado com a novela ‘A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água’, o ‘Capitão de Longo Curso’ surge nesta edição em separado, demonstrando que consegue captar os merecidos aplausos isoladamente.

‘O Capitão de Longo Curso’ é mais uma das obras do grande escritor baiano, Jorge Amado, editada pelas Publicações Europa América.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]