Não se escolhe quem se ama de Joana Miranda

1820
Não se Escolhe Quem se Ama
Não se Escolhe Quem se Ama

Não se Escolhe Quem se Ama de Joana Miranda é mais um título editado pela Presença. Este novo romance de Joana Miranda oferece-nos, uma vez mais, momentos de puro deleite, numa escrita que flui, poderosa e rica, e que, de resto, já nos tinha sido dado apreciar nas suas obras anteriores – A Outra Metade da Laranja, Sem Lágrimas Nem Risos e o Espelho da Lua.

Não se Escolhe Quem se Ama

Matilde tinha uns olhos escuros, brilhantes, profundos como a noite. O cabelo, da cor das Deusas do Olimpo. As asas, de ouro, bordadas a fios de seda. Os pensamentos, povoados de sonhos. O desejo, incandescente, de voar, de rasgar, horizontes cada vez mais altos. Matilde, como Ícaro, era dotada de asas, e como Ícaro, por inusitada coragem, experimentou a dor de chegar perto do sol.

Do mesmo Sol que dá a vida, e que a tira. Viveria tudo outra vez. Exactamente da mesma forma. Não trocaria o que viveu com Vladimir Krapov por nenhuma outra existência do fogo que sempre queima as asas que ousam desafiar as leis do universo e da vida.

A sua luz era tão intensa que Matilde duvidava não ser ela própria criação daquele moscovita de quarenta e cinco anos que um dia lhe arrebatou a alma. Descobriu-se outra, nos braços de um grande e inconfessável amor, e depois dele nada voltou a ser como era. Àqueles que a amaram, escapou-se-lhes por entre os dedos como poeira dourada, numa rebeldia quase indefinível, que doía e encantava.

A si própria, concedeu-se o privilégio de ousar viver intensamente, temerariamente, de dar voz, corpo e vida aos seus desejos mais secretos. E soube não oferecer resistência ao invasor impiedoso, doce, e mais que tudo, desejado, recebendo-o em todo o seu ser com a infinita coragem e a sabedoria dos que se sabem deixar amar.

Joana Miranda

É licenciada em Psicologia, Mestre em Relações Interculturais e Doutorada em Psicologia Social.

É professora da Universidade Aberta, onde lecciona as cadeiras de Psicologia Geral, Psicologia Social da Vida Quotidiana e Psicologia Intercultural, e investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI).

No seu vasto currículo científico incluem-se diversas publicações nacionais e internacionais. O seu percurso literário é sobejamente conhecido do público português.

Observações: Colecção – Grandes Narrativas

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]