Minas de San Francisco de Fernando Namora

2268
Minas de San Francisco
Minas de San Francisco

Minas de San Francisco de Fernando Namora da Publicações Europa-América.

Minas de San Francisco

Da autoria de Fernando Namora, Minas de San Francisco é uma das melhores obras deste autor, considerado um dos expoentes máximos do neo-relismo. Um romance de eleição agora com nova publicação da Europa-América.

Como já se escreveu, Minas de San Francisco é o livro da esperança -a esperança que acompanha o homem mesmo nas horas de desânimo, que o obriga a erguer-se a cada queda, que o incita nos caminhos do futuro.

A acção localiza-se numa região agreste do nosso país e decorre no tempo da última conflagração mundial. Tempo e local, porém, são amplamente transcendidos pela forçados sentimentos em jogo, pelo recorte físico e psicológico das personagens em presença, pela realidade e actualidade dos problemas explanados.

Esta é a história do drama vivido por essas centenas de homens, que, abandonando o cultivo da terra, procuram no volfrâmio a redenção a que aspiram e diariamente se lhes nega. Um fresco de grandiosas proporções, foi assinalado pela crítica italiana como uma obra-prima de arte e humanismo.

Fernando Namora nasceu em Condeixa a 15 de Abril de 1919. Em 1942 termina a licenciatura na Faculdade de Medicina de Coimbra. Dois anos antes tinha publicado o seu primeiro romance, As Sete Partidas do Mundo, que lhe valeu o Prémio Almeida Garrett. Em 1944 exerce a clínica em Monsanto da Beira, aldeia que iria marcar profundamente a sua obra e que, pela escrita de Namora, passa para o imaginário popular como a aldeia mais portuguesa de Portugal.

Em 1955 é nomeado membro da Academia das Ciências de Lisboa e em 1986 é eleito para a Academia Europeia das Ciências, Artes e Letras.

Deixou uma obra extensa, aventurou-se por vários géneros (crónica romanceada, biografia, narrativa, novela, poesia, romance, etc.) e é considerado um dos expoentes máximos do neo-realismo.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]