Literatura Juvenil de Conceição Ferreira

1730
Literatura Juvenil de Conceição Ferreira
Literatura Juvenil de Conceição Ferreira

Já com três livros editados, vamos dar a conhecer aos nossos leitores um pouco da história destas obras assinadas pela nossa entrevistada de hoje: Conceição Ferreira.

Literatura Juvenil de Conceição Ferreira

João e o Segredo dos Gnomos, Colecção Supernova, Editorial Verbo

Mauro e João são os pilares deste “João e o Segredo dos Gnomos”. De férias em casa dos avós, João vê-se confrontado com uma notícia súbita: em vez de regressar a Lisboa, no final do Verão, a família decidiu ficar a viver no Algarve. De início João revolta-se, até porque vai ter que deixar os amigos e a escola de sempre.

Assim, e perante a saudade da cidade, João trava um contacto íntimo com a natureza. É através desta relação que o jovem conhece os quatro espíritos da natureza- ar, água, terra e fogo- que de imediato lhe dão a conhecer os riscos que a mesma corre.

A sua missão será tentar salvar a natureza! Mauro, um outro personagem, é o inverso de João, um caso ‘perdido’, que promete fazer muita maldade. É nesta luta constante que João e o Segredos dos Gnomos se desenrola.

João e o Mistério da Árvore Violeta, Colecção Supernova, Editorial Verbo

João anda numa escola banal, normal, onde as coisas se desenrolam como em qualquer outra escola. Mas, essa rotina diária vai ser modificada com a chegada de dois novos alunos. Henrique e David, os dois novos alunos, vêm de Inglaterra, e ambos possuem personalidades totalmente distintas.

Dizem-se primos, mas Henrique é reservado, embora chegue a ser acusado de roubo, enquanto que David é o cavalheirismo e a educação, personificada num corpo humano. Uma Quinta Pedagógica é o projecto que João, a sua irmã, amigos e primos querem levar avante, mas Gonçalo, um primo de João, não ajuda muito com o seu comportamento.

A estranheza das suas atitudes é cada vez mais evidente, e desde que os dois primos ingleses chegaram que essa realidade tem sido mais notória, alterando Gonçalo, radicalmente, o seu comportamento.

Um misto de situações desenrolam-se em paralelo, e a árvore que João descobriu, que muda de cor e solta raios de luz, é apenas mais um desses exemplos. A calma que reinava naquele mundo, escola, e grupo de amigos, jamais será a mesma!

Um Sonho no Fundo Mar, Colecção Terra Verde, Editorial Verbo

Com o objectivo de sensibilizar a criança na defesa do património natural, Um Sonho no Fundo do Mar é “um livro que confronta o mundo desfeito pelo betão, com o mundo de uma civilização tecnológica, espiritualmente avançada e perdida no tempo.

A personagem principal, uma rapariga de 11 anos, maria rapaz, não aceita a poluição causada por duas fábricas que começam a funcionar na sua zona(…).

“A revolta e desejo de saber o que está por detrás dessa poluição vão colocar a personagem principal em contacto com essa civilização que habita no fundo do mar e que a ajuda na sua missão de contribuir para que o Planeta Terra continue a ser habitado por humanos sem pôr em risco a sua saúde ou a própria vida” – palavras da autora Conceição Ferreira.

Este livro invoca também o problema do racismo, da solidão na juventude, tendo sempre como pano de fundo a questão da preservação da natureza.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]