Eça de Queirós de Maria Filomena Mónica

1378
Eça de Queirós de Maria Filomena Mónica
Eça de Queirós de Maria Filomena Mónica

Maria Filomena Mónica, investigadora – coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é a autora deste Eça de Queirós. ‘Visitas ao Poder’, vencedor do prémio revelação, ‘Turista à Força’, ‘Vida Moderna’ e ‘Cenas da Vida Portuguesa’ foram os livros com os quais a escritora nos congratulou desde 1993.

Eça de Queirós

Este ‘Eça de Queirós’ foi lançado, tal como os restantes livros, pela Quetzal Editores, contando agora também com o Círculo de Leitores para este último lançamento. A sessão de lançamento foi liderada pelo Dr. Vasco Graça Moura, mas no meio dos ilustres era também possível identificar a presença de individualidades como Zita Seabra.

Eça de Queirós morreu há cem anos. Falar de grandes nomes da nossa sociedade literária sem referir o seu nome é um erro crasso e sem remendo possível. Muitos foram os autores portugueses que já falaram sobre este romancista português, dignificando-o e elevando-o ao seu mais alto mérito.

Maria Filomena Mónica foi mais um dos nomes que ousou ir além nesta aventura de falar sobre Eça de Queirós, oferecendo-nos este manual vasto e rico sobre factos do romancista.

José Maria Eça de Queirós é um nome característico do seu tempo mas, tantos anos volvidos, continua a ser ainda uma referência para todos os portugueses. Porém, o que se conhece sobre ele? De facto, todos nós conhecemos inúmeros dos seus trabalhos, mas conhecer e falar sobre Eça é muito mais do que sinopses dos seus livros ou leituras supérfluas .

Por isso, Maria Filomena Mónica leva além esse conhecimento e apresenta uma obra biográfica meticulosamente pormenorizada, através de quase 400 páginas que constituem o seu livro.

O leitor entra em contacto com um artista de méritos reconhecidos, mas acaba também por conhecer o homem que está por trás das letras e frases dos livros de Eça de Queirós. Maria Filomena Mónica oferece-lhe este universo completo de Eça, depois de muitos anos de dedicada investigação. Um livro emblemático, e sempre actual no quotidiano português!

‘Eça de Queirós’ foi lançado no dia 8 de Março, pelas 18.30, no Grémio Literário. Maria Filomena Mónica apresenta uma biografia de Eça de Queirós que temos a certeza não irá desiludir os seus fiéis leitores.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]