Era uma vez… na Biblioteca Infantil do Porto

1358
Era uma vez... na Biblioteca Infantil do Porto
Era uma vez... na Biblioteca Infantil do Porto

A Biblioteca Infantil do Porto, acolhe duas vezes por semana, um conjunto de crianças, que vêm navegar pelas histórias de encantar e, Era uma vez. Na Biblioteca Infantil da Biblioteca Pública Municipal do Porto, crianças entram no mundo da ilusão e do paraíso encantado…

Era uma vez

Numa pequena casa, no jardim da Praça do Marquês de Pombal, situa-se um universo de contos, histórias e fábulas com um final feliz, como manda a tradição. Ali, crianças acomodam-se confortavelmente, rodeadas de estantes de livros, em busca de mais uma história que, quebre a realidade dos seus dias.

Este espaço é um local muito pequeno mas, conservado como uma verdadeira relíquia a manter, para todo o sempre. Conjuntamente com as escolas são organizados eventos, animações e teatros, onde as crianças podem participar, de forma risonha e divertida.

Nas estantes que compõem este sítio encantado, encontram-se cerca de 3000 volumes de livros, que são actualizados sistematicamente, prontos para serem desfolhados e saltarem para as linhas reais do presente.

Contudo, as acções aqui desenvolvidas, não são só contar histórias infantis, mas também dar a oportunidade a jovens de tomarem conhecimento de contos tradicionais e de obras de autores de língua portuguesa. Dar a conhecer a nossa cultura literária, é sem dúvida, uma iniciativa importante.

Para a Biblioteca Infantil da Biblioteca Pública Municipal de Porto, deslocam-se desde os mais novinhos até aos mais grandinhos. A faixa etária deste local mágico para tantas crianças, vai desde a idade inferior, dos dois anos até à idade superior, dos 14 anos. Muitos recorrem mesmo a esta mini biblioteca, pois não têm oportunidade de usufruir de uma, na sua escola.

A vertente principal deste estabelecimento é o aspecto pedagógico mas, muitas crianças desprotegidas e com falta de carinho deslocam-se ali, à procura de um pouco de conforto e atenção que, nunca conseguiram sentir. Lógico que, o mundo da ficção dos livros, ajuda a esquecer esse triste lado da sua realidade.

A “Hora do Conto”, assim é designado este momento de magia, promove a presença de um grupo de crianças que, com a maior atenção do mundo, escuta aquilo que uma voz doce e calma lhes vai contando. O instante deste sonho irreal, onde existem poções mágicas, feiticeiras, fadas, princípes, ocorre todas as Segundas-Feiras, pelas 10.30, e às Quintas-Feiras, pelas 14 horas.

Quando a história termina, as crianças procuram outros livros, para verem imagens ou para lerem, outros contos. Mas, antes desta fase de descoberta isolada, há ainda oportunidade para as crianças darem a sua opinião e demonstrarem o seu sentimento pela história. É importante incentivá-las a expor o que vai no seu interior, a deitar cá para fora o que lhes vai no íntimo.

Para breve espera-se uma iniciativa semelhante no edifício da BPMP, para dar prosseguimento à magia da frase, “Era uma vez”. Se ainda não levou lá o seu filho, de certeza que já está tentado a fazê-lo. Deixe o seu filho entrar na magia deste jardim encantado no Porto, onde esta casa é o refúgio da realidade, para tantas crianças…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]