E depois do Iraque? de Loureiro dos Santos

1341
E Depois do Iraque?
E Depois do Iraque?

E depois do Iraque? de Loureiro dos Santos da Publicações Europa-América.

E depois do Iraque?

Publicado pela Europa-América, ‘E Depois do Iraque? – General Loureiro dos Santos responde a Luísa Meireles’ é um livro que tem por objectivo tentar ajudar o leitor interessado a compreender melhor o estado deste novo mundo que nos rodeia, depois da guerra do Iraque. Trata-se de uma longa conversa entre a jornalista, que faz muitas perguntas e o general comentador conhecido, que vai dando as suas respostas.

O poder americano impôs-se ao mundo. A tão apregoada unidade europeia começou a desintegrar-se e as divergências entre os Estados da União são cada vez mais evidentes. A relação transatlântica expôs a sua fragilidade. A NATO transformou-se numa incógnita. A União Europeia treme nos seus alicerces. As Nações Unidas são ultrapassadas pela potência do império. A Coreia do Norte desequilibra a balança, o Japão coloca-se em alerta, a China continua a crescer, o Afeganistão e o Iraque estão longe de estarem pacificados, o conflito israelo-palestiniano ganha novos contornos, em Africa agudizam-se os problemas, o Brasil deseja um maior papel e Portugal…

Se isto é o fim de uma ordem, o que lhe sucederá? E, depois do Iraque, o que é que se descobre desta Administração americana, que parece ter um projecto para o mundo e no qual estamos todos incluídos?

Fruto do encontro entre o General Loureiro dos Santos e Luísa Meireles -respectivamente, o conhecido analista e comentador de assuntos sobre Estratégia, Segurança e Defesa e uma das mais reputadas editoras de política no nosso país -, esta obra, uma longa entrevista, pretende mostrar ao leitor o actual estado do mundo, ajudá-lo a ir além do óbvio, achegar mais próximo do ponto central, àquilo que interessa, e descobrir o que se passa nos bastidores do império.

Luísa Meireles nasceu em Angola. Licenciada pela Faculdade de Direito de Lisboa, abandonou a advocacia para se dedicar ao jornalismo. Como enviada especial, cobriu os anos do fim da União Soviética e a transição de regimes em todo o centro e leste europeu, incluindo as guerras dos Balcãs. Especializou-se nas áreas de Defesa e Segurança. Tem o curso de auditora do Instituto de Defesa Nacional (1998). É editora de Mundo do jornal Expresso desde Novembro de 2000.

O General Loureiro dos Santos nasceu em Vilela do Douro -Paços, concelho de Sabrosa (Vila Real), em 2 de Setembro de 1936. Conta com um notável currículo tanto académico quanto militar. Frequentou, entre outros, os cursos de Artilharia da Escola do Exército e de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (onde fez um doutoramento em Ciências Militares) e leccionou no IAEM, no IAEFA e no ISCSP.

Desempenhou também as funções de Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, de Ministro da Defesa Nacional dos IV e V Governos Constitucionais e de Chefe de Estado-Maior do Exército. É conferencista e autor de obras e de artigos na imprensa especializada 1 sobre Estratégia, Segurança I e Defesa.

Na Europa-América publicou Reflexões Sobre c Estratégia 1(2000), Segurança e Defesa na Viragem do Milénio – Reflexões Sobre Estratégia II (2001) e A Idade Imperial -Reflexões Sobre Estratégia III (2003).

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]