Crianças com Dor de Ananda Fernandes

1803
Crianças com Dor de Ananda Fernandes
Crianças com Dor de Ananda Fernandes

“É do conhecimento geral que a dor é uma condição inalienável da existência humana.” A gestão da dor no contexto pediátrico envolve vários intervenientes como sejam os pais, os médicos, as enfermeiras e as próprias crianças. E são os enfermeiros que se encontram numa posição privilegiada para promoverem a prevenção e o alívio para a dor, apesar de verem a sua ação condicionada por diversos factores.

São estes aspectos que Ananda Fernandes expõe neste estudo que utiliza o método da pesquisa no terreno e onde analisa a organização social do trabalho em torno da criança com dor.

Em ‘Crianças com dor – O quotidiano do trabalho de dor no hospital’ são apresentados os aspectos principais para trabalhar e discernir a dor das crianças em atividades que compõem o trabalho da dor pós-operatório e de dor induzida pelos métodos de diagnóstico ou terapêuticos.

Ao mesmo tempo são analisados os métodos e os processos de interação entre todos os intervenientes e os diferentes aspectos que influenciam estes aspectos como a natureza da doença, a trajetória profissional dos enfermeiros e a sua posição no serviço.

Este livro é a dissertação da autora apresentada no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar para obtenção do Grau de Mestre em Ciências de Enfermagem, publicado pela Quarteto na sua coleção ‘Saúde e Sociedade’. Ananda Fernandes é docente da Escola Superior de Enfermagem Dr. Angelo da Fonseca, em Coimbra.

A sua atividade clínica foi desenvolvida em serviços de urgências e de cuidados intensivos pediátricos e a sua atividade docente tem sido desenvolvida na área da Enfermagem pediátrica. Atualmente coordena um projeto de formação e investigação sobre a dor e a criança desenvolvido em parceria com o Hospital pediátrico de Coimbra.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]