Cantigas de Escárnio e Maldizer de Graça Videira Lopes

1729
Cantigas de Escárnio e Maldizer de Graça Videira Lopes
Cantigas de Escárnio e Maldizer de Graça Videira Lopes

Chega até nós através da edição de Graça Videira Lopes e publicação a cargo da Editorial Estampa esta magnifica obra “Cantigas de Escárnio e Maldizer” dos Trovadores e Jograis Galego-Portugueses.

Cantigas de Escárnio e Maldizer

Trata-se dum livro inserido na colecção Literatura Medieval da Editorial Estampa, que virá num futuro próximo a ser indispensável aos estudiosos de Literatura e História Medieval. É de facto uma obra de grande valor literário e histórico para todo o tipo de leitores.

Nascidas nos alvores das nacionalidades ibéricas peninsulares, e estendendo-se por um período que vai, genericamente, de 1200 a 1350, a poesia galego-portuguesa constitui, sem dúvida, um dos fenómenos culturais mais ricos da Idade Média peninsular.

À notável arte lírica que constituem as cantigas de amor e as cantigas de amigo, os trovadores e jograis ibéricos juntam um não menos notável arte satírica, que se fixa nas chamadas cantigas de escárnio e maldizer, que constituem cerca de um quarto da produção poética que os Cancioneiros Medievais fizeram chegar até nós.

Ainda que, em geral, pessoalmente dirigidas, as cantigas de escárnio e maldizer são assim um conjunto de textos, a que poderemos chamar de intervenção, onde os trovadores e jograis riem, criticam, combatem pessoal e politicamente, dando largas a uma veia cómica e satírica que permanece como um herança maior da Idade Média peninsular.

São essas cantigas, devidamente enquadradas do ponto de vista linguístico e histórico, que agora se apresentam em nova edição.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]